/

29 de Agosto de 2012 14h43

Ideb: Trabalho em equipe e comprometimento trazem resultados positivos à rede de ensino de Cuiabá

29/08/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578

Há duas semanas a rede municipal de ensino de Cuiabá pôde comemorar a meta atingida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, o que revela o trabalho de qualidade dos profissionais engajados em melhorar a educação oferecida aos alunos.

A última nota estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para a capital mato-grossense era de 4.5 para os anos iniciais do ensino fundamental, e de 3.6 para os anos finais. No entanto, as notas obtidas foram 4.8 e 4.2, respectivamente, no quadro geral. Ou seja, a rede municipal de ensino de Cuiabá ficou acima da média, alcançando o que estava previsto para o ano de 2013.

O MEC designa metas diferenciadas para cada escola, por meio de estudos e análises do histórico pedagógico de cada uma. Dessa forma, vale ressaltar alguns casos isolados que chamam a atenção, como por exemplo, o da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ana Tereza Arcos Krause. A meta projetada para esta unidade nos anos finais era de 4.7; no entanto a escola conseguiu ir além do esperado, atingindo a nota 5.7, o que deixou a Emeb acima do que foi projetado para 2017, revelando um crescimento de 21% acima da média.

Já nos anos finais, o destaque vai para a Emeb Orlando Nigro, a qual tinha que se esforçar para atingir a meta de 2.9 projetada para 2011; no entanto, por meio da dedicação e empenho da equipe gestora, professores e alunos, atingiu nota 4.8, mostrando uma elevação de 66% acima da média e, além disso, alcançando a nota que estava estipulada para 2021.

Para a diretora da Orlando Nigro, Helenice dos Santos, toda a equipe trabalho para este resultado. “Os professores das séries finais estão buscando capacitações e trabalhando conteúdos que tenham a mesma abordagem que os que são cobrados na provinha Brasil. Além disso, estamos investindo e valorizando os nossos professores para que eles invistam nos nossos alunos”, destacando  que esta conquista é também reflexo do empenho dos pais e de familiares, que devem assumir este compromisso e contribuir para o crescimento de seus filhos.

Na visão do secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, isso mostra que a rede municipal de ensino tem capacidade e condições de oferecer uma formação digna às crianças de Cuiabá. “O resultado do Ideb vem nos mostrar que a capacitação contínua dos profissionais e o incentivo deste comprometimento são de extrema importância e indispensáveis para avançarmos, assim como a valorização dos nossos professores, que hoje recebem um dos melhores salários do país”, já que Cuiabá é a segunda capital que melhor paga os docentes.

Todas as ações desenvolvidas pelos servidores da SME têm como finalidade e prioridade a melhoria na qualidade do ensino oferecido. Esta conquista positiva no Ideb é mérito de todos que fazem a sua parte, contribuem e observam a importância e a diferença que a educação e o conhecimento podem trazer  à vida de uma criança, de um adolescente, de um adulto, ou de um idoso.

Um exemplo disso é a “Força Tarefa da Educação”, que foi desenvolvida no ano passado pela SME,  tendo um único objetivo: superar as metas do Ideb. Dessa forma, o fato de Cuiabá, que se encontrava na 17º colocação no ranking nacional, ter saltado para 11º, mostra que esta campanha deu certo, e que os avanços na rede municipal de ensino têm sido revelados por meio de estatísticas.