Educação /

21 de Março de 2012 14h39

Horta escolar como espaço de aprendizagem é tema de encontro para profissionais da Secretaria de Educação de Cuiabá

21/03/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65)3645-6578


Coordenadores pedagógicos, articuladores do Programa Educa Mais e monitores das hortas escolares de 27 unidades de ensino do município de Cuiabá participaram hoje (21-03), nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), de um curso de capacitação em horticultura e compostagem.

Nessa primeira etapa da formação, os educadores aprenderam técnicas de preparação do solo, semeadura e produção de adubos com material orgânico.

Denominado “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, o curso é promovido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNAE/FNDE) em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

“O objetivo desse projeto é trabalhar a horta escolar como espaço de aprendizagem para os alunos, por meio de conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir e consumir alimentos saudáveis, além de contribuir com a inserção de mais legumes e verduras na alimentação escolar e familiar”, explicou o assessor pedagógico da SME e responsável pela formação, José Roberto Stopa.

De acordo com o assessor, o curso terá uma segunda fase, direcionada às Técnicas em Nutrição Escolar (TNEs), que serão orientadas a aproveitar os resíduos orgânicos da alimentação escolar para serem usados na adubação das hortas. “O curso também dará orientações para o preparo criativo das hortaliças para que os alunos sejam incentivados a consumi-los.”, explicou.

Na formação também estão previstos a distribuição de materiais didáticos como apostilas e vídeos.

As hortas escolares das unidades de ensino da rede de ensino de Cuiabá são monitoradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação, como a agrônoma Edilaine Cristina da Silva, palestrante dessa primeira etapa da qualificação.