Segunda, 30 de julho de 2012, 11h37
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Educação

Formação continuada de profissionais é indispensável para uma educação de qualidade


Jorge Pinho - SME

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A rede municipal de ensino de Cuiabá atende a 15.343 crianças da Educação Infantil, 28.645 no Ensino Fundamental, e 2.285 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante destes números, nota-se que o município é responsável pela educação de 46.273 cuiabanos no ensino regular, de acordo com o Censo Escolar 2011. Com a finalidade de melhorar o atendimento nas escolas e creches da capital, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, constantemente, seminários, oficinas e momentos de estudos, envolvendo a equipe gestora, professores e toda a comunidade escolar.
 

No primeiro semestre de 2012, a Educação de Cuiabá avançou nesse quesito e, durante este período, a coordenadoria de Formação da SME preparou, organizou e desenvolveu uma série de atividades com os educadores da rede, oportunizando encontros para apresentação de novas ideias, propostas e reflexões. Tudo isso com um único objetivo: proporcionar aos profissionais a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em diferentes segmentos educacionais e, dessa forma, encaminhar os trabalhos em sala de aula de forma mais qualificada. 

Estas iniciativas geram uma cadeia de efeitos, pois, uma vez que a escola encara com seriedade estas “reuniões”, as funções passam a ser realizadas de forma mais satisfatória na medida em que os profissionais vêem os resultados surgindo, e estes resultados são reflexos da melhoria do aprendizado em sala de aula e da análise do desenvolvimento de cada aluno. 

Ações em destaque 

O projeto “Roda de Conversa” é destinado a todos os educadores da rede municipal de ensino. A responsável por esta formação nas escolas e creches é a equipe gestora de cada unidade de ensino. Dessa forma, recebem orientação e formação específica para o desenvolvimento desse trabalho. O foco do estudo e discussão do “Roda de Conversa” é a tematização da prática pedagógica e os respectivos referenciais teóricos, necessários à superação dos problemas levantados, tendo em vista a implementação do projeto político pedagógico. 

Nessa mesma linha de trabalho, destacam-se as formações específicas, destinadas às etapas e modalidades da educação básica. Esta proposta de formação se propõe a ampliar o universo de conhecimento dos participantes, a problematizar as práticas pedagógicas e de gestão, desenvolvidas nas unidades de ensino, bem como oferecer elementos didáticos e metodológicos que os auxiliem na implementação da política pedagógica da SME. Esta ação tem como principal finalidade subsidiar os profissionais da educação na construção de novos horizontes e possibilidades de realização de um trabalho efetivo, visando a melhoria da qualidade da aprendizagem dos educandos.

Entre estas formações, estão as que abordam o desenvolvimento infantil, a importância do trabalho lúdico, literatura infantil, entre outras, realizadas por meio de palestras e oficinas pedagógicas como: Brinquedoteca;  Brincando com Histórias; e Musicaliação para Bebes. Todo esse trabalho tem como eixo de discussão o cuidar e o educar. 

Os professores, que atendem alunos do 1º ciclo, aprimoram seus conhecimentos no “Pró-Letramento”, cujo foco é aprofundar os conteúdos e metodologias da alfabetização em Linguagem e Matemática. Outra ação é o “Círculo dos Saberes Alfabetizadores”, voltado para a discussão dos paradigmas da alfabetização e os respectivos métodos que os embasam. Nesta formação são realizadas palestras e mini-cursos. 

Para os docentes que atuam no 3º ciclo, a SME desenvolve o Projeto IPE, que elenca as áreas da Linguagem e Matemática. O foco desta ação formativa concentra-se no aprofundamento dos conteúdos e na apresentação de novas metodologias de ensino, a fim de contribuir diretamente com o desempenho profissional dos professores, e com a qualidade da aprendizagem dos alunos. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é contemplada com as formações continuadas. Assessores, gestores e professores, que atuam nesta modalidade educativa, se encontram periodicamente para estudarem e discutirem as políticas e diretrizes pedagógicas, destinadas a essa especificidade. 

Já os educadores das escolas do campo recebem formação e acompanhamento que os auxiliam no desafio da construção de sua identidade, enquanto escola do campo. 

Além de ter como foco a qualidade da educação, a Secretaria parte do princípio de que todos na escola são educadores, e oferece este processo de formação continuada para todos os profissionais, porque o meio pedagógico não se restringe apenas ao cargo de diretor, coordenador pedagógico e professor. Na escola, a contribuição deve se dar de forma coletiva, incluindo os Técnicos em Nutrição Escolar (TNE’s), Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE’s), e Auxiliares de Serviços Gerais (ASG’s). Cada um, ao exercer o seu ofício, deve observar e se conscientizar de que pequenas mudanças podem, sim, fazer a diferença.

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