/

12 de Setembro de 2011 13h45

Força-tarefa da Educação é apresentada aos professores

12/09/2011

Waldemir Félix/Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último sábado, no Hotel Fazenda Mato Grosso, um encontro com os professores da rede municipal de ensino. Na oportunidade o secretário Perminio Pinto Filho apresentou uma campanha motivacional com a proposta promover o engajamento de toda a comunidade escolar em prol da educação, concentrando esforços na reta final para a Prova Brasil e, consequentemente, superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Participando do encontro, o secretário-adjunto de Comunicação Social de Cuiabá, Alexandre Frigeri fez uma explanação aos professores sobre a campanha, que recebeu a denominação de Força-tarefa da Educação. A campanha, criada pela Genius Publicidade, foi dividida em duas etapas. A primeira é voltada para alunos, professores, gestores, assessores e pais de alunos com a proposta de promover a auto estima e motivar a comunidade escolar em intensificar as ações em prol da melhoria do ensino na rede municipal.

A segunda fase, no início de novembro, será dirigida para a grande massa. Peças publicitárias serão veiculadas em jornais, rádios, televisão e na mídia eletrônica. As redes sociais também serão utilizadas.

A mensagem levada aos professores foi sempre de motivação, como destaca o secretário Permínio Pinto Filho ao afirmar ser necessário entender que o desempenho do aluno na Prova Brasil é resultado do ensino e aprendizado desenvolvidos ao longo do processo de escolarização.

A diretora de Ensino da SME, Elenir Honório Amaral disse aos professores que uma das metas da Força-tarefa da Educação é trabalhar no sentido de promover um clima de tranquilidade e otimismo no ambiente escolar. Para isso, estão programados dois simulados, que acontecerão em 20 de setembro e 20 de outubro, seguindo orientação do Ministério da Educação. Na realidade o objetivo é preparar o aluno para a Prova Brasil.

Em relação a esse clima de tranquilidade, a psicóloga Yvone Ricci, que integra a rede municipal de ensino, fez uma explanação aos professores, destacando os principais fatores que levam à motivação e destacando como o professor pode contribuir, além do fator pedagógico, para transmitir aos alunos a necessária tranquilidade e ensinamentos para um bom rendimento na Prova Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) aplicará em todo o país, entre os dias 7 e 18 de novembro, a Prova Brasil, que juntamente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. 

 

Mais informações:
(65) 3645-6578