Educação /

09 de Novembro de 2012 14h24

Festival na Praça Alencastro estimula prática do xadrez nas escolas de Cuiabá

09/11/2012

Raoni Ricci - (65) 3645-6578

Concentração, raciocínio rápido e poder de resolução de problemas. Estes são apenas alguns dos benefícios da prática do xadrez, esporte que está sendo aliado fundamental no desenvolvimento dos alunos da rede de ensino de Cuiabá. Desde o início da manhã desta sexta-feira (09/11), centenas de estudantes participam do 1° Festival de Xadrez da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o exercício do xadrez nas escolas do município e promover o intercâmbio entre os alunos que praticam a modalidade esportiva. De acordo com o assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos da SME, Sergio Zanelato, o festival envolve mais de 130 alunos de 20 escolas da zona rural e urbana da cidade.

O secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, explicou que o esporte já faz parte do cotidiano de dos alunos dentro do programa Educa Mais, ressaltando os resultados diretos no rendimento dentro de sala de aula.

“O xadrez é um grande aliado da rede municipal de ensino hoje, dentro do programa Educa Mais. A evolução dos alunos que praticam o esporte é notória. Todos melhoraram muito a concentração, a disciplina e aumentaram a autonomia na busca por soluções de problemas. São crianças que vão estar melhores preparadas para encarar o mundo, dentro e fora da escola”, observou Fidélis. 

A competição é dividida em duas categorias. Na A, participam estudantes de 11 a 14 anos e, na B, estudantes de 7 a 10 anos, nas classes masculina e feminina.

Confira a classificação das categorias B (feminino e masculino):

Categoria B (7 a 10 anos) – Feminino

1° -- Gabriela Santos - Emeb Senador Gastão de Matos Mülher

2° -- Thayssa Aparecida -- Emeb Senador Gastão de Matos Mülher

3° -- Ludmila Alves – Emeb Henrique da Silva Prado

4° -- Nathalia Maria Oliveira – Emeb Marcos Freire

5° -- Priscila Graziela – Emeb Senhorinha Alves

Categoria B (7 a 10 anos) – Masculino

1° -- João Vitor Silva - Emeb Joana Dark da Silva

2° -- Ivaldo S. Gomes –Emeb Senhorinha Alves

3° -- Matheus Oliveira Almeida – Emeb Marechal Rondon

4° -- Adriel Silva Lima - Emeb Hélio de Sousa Vieira

5° -- Lucas Henrique Modesto – Emeb Marcos Freire