/

15 de Maio de 2012 13h16

Faça Bonito: Escolas municipais participam de campanha contra a exploração de crianças e adolescentes

15/05/2012

Giovania Teixeira Duarte

Diversas atividades estão sendo realizadas em duas escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá nos dias 15 e 16 de maio por meio do “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. Entre as ações desenvolvidas com os estudantes estão apresentação de vídeo sobre o abuso e exploração da criança e adolescente, palestra com o tema, atividades recreativas, entrega de cartilhas, informativos e viseira com o tema da campanha.

De acordo com a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Elenir Honório do Amaral, a participação das unidades de ensino da rede municipal se dará em três momentos. O primeiro será nas escolas Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino, e Francisval de Brito, no Coophamil.

Na próxima quinta-feira, das 8h às 11h30, será realizado um painel com o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater. Faça Bonito – Combate à Violência e Exploração Sexual”, que contará com a presença dos coordenadores pedagógicos das 94 escolas da rede municipal de ensino.

Já na sexta, dia 18, quatro unidades de ensino do município que possuem o Programa Escola de Tempo Integral farão apresentações artísticas e culturais.

Segundo a gerente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do Centro, Francislene Rodrigues Santos, o principal objetivo da campanha é enfrentar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Para isso, trabalhamos com os diversos segmentos, entre eles a escola, para que a criança saiba onde procurar ajuda”.

A coordenadora geral dos Conselhos Tutelares da capital, Flávia Cristina Silva Carvalho, explica que a maioria das denúncias de abuso e exploração contra crianças e parte de vizinhos, das escolas e comunidade. “Além das seis unidades do Conselho, temos também o Disque 100. No entanto, precisamos agir de modo preventivo para que as crianças saibam onde denunciar, pois cerca de 80% dos agressores, aliciadores são da própria família”.

A campanha faz referência à data de 18 de maio, estabelecida como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e mobilizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) em parceria Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde.