/

06 de Dezembro de 2013 17h45

Exposição divulga trabalhos realizados pelo Programa Escola Aberta

06/12/2013

Rosane Brandão

Uma diversidade de produtos artesanais, boa parte deles feita com materiais recicláveis, foram expostos em uma mostra realizada na sede da Secretaria de Educação de Cuiabá nos dias 5 e 6. Os produtos foram confeccionados pela comunidade de 24 escolas da rede municipal de Cuiabá, que são cadastradas no programa Escola Aberta.

A exposição revelou o talento e a criatividade de várias artesãs, que são monitoras das oficinas oferecidas nessas escolas. É o caso da artesã Maria José Soares, que dá aulas de decupagem e biscuit em vidro na escola Antonia Tita, no bairro Jardim Florianópolis. “A Escola Aberta foi uma ótima oportunidade na minha vida, pois eu faço o que gosto e ainda recebo uma renda por isso”, diz a monitora, que atende uma média de 15 alunos por semana em suas oficinas.

Conforme explica a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Lucilene Lescano, o Programa Escola Aberta é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A proposta do programa é promover na escola um espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte, lazer para os alunos da Educação Básica de escolas públicas e suas respectivas comunidades aos finais de semana.

Para participar do Programa como monitora a pessoa precisa ter alguma habilidade, pode ser artesanal ou em outras áreas, como a culinária e o esporte. O monitor recebe uma bolsa de R$ 40 reais por cada aula dada, que tem duração de seis horas.

A maioria das oficinas é realizada aos sábados, quando a comunidade tem tempo disponível para participar. No entanto, a escola pode adaptar o seu horário de acordo com a necessidade da sua comunidade. É o caso da escola rural, Estevão Alves, que atende a comunidade com as oficinas nas segundas-feiras.

Nessas escolas são oferecidas oficinas de bordado; decupagem; biscuit; pintura; macramê e pedraria em chinelo; crochê; além das oficinas voltadas para o esporte e lazer, como o Karatê, capoeira, dança, violão, coral, teatro, futsal e também de informática. Toda a comunidade pode participar.

O programa beneficia cerca de três mil pessoas por mês, entre elas alunos das escolas que também participam das oficinas.

A coordenadora do Escola Aberta na escola Celina Fialho Bezerra, Nelsonita Rodrigues, destaca que a participação dos alunos nas oficinas é muito grande. “Eles são muito participativos e adoram fazer aulas ligadas ao esporte e lazer. Mas algumas crianças e adolescentes também se interessam em aprender artesanato”.

O aluno Adrian de Oliveira, de 10 anos, diz que participa de várias oficinas, mas a que mais gosta é a de hip hop. Já a aluna Natália Pereira prefere as aulas de vôlei e jardinagem. “Eu aprendi também como cuidar das plantinhas”, disse a menina.

Paralelo à exposição foram realizadas apresentações culturais com os alunos das 24 escolas.

Participam do programa as escolas Antonia Tita Maciel de Campos; Aristotelino Alves Praeiro; Coronel Octayde Jorge Silva; Dejani Ribeiro Campos; Deputado Ulisses Silveira Guimarães; Professora Gracildes Melo Dantas; Lenine de Campos Póvoas; Floriano Bocheneki; Nossa Senhora Aparecida; Maximiano Arcanjo da Cruz; Ministro Marcos Freire; Osmar José do Carmo Cabral; São Sebastião; Senador Darcy Ribeiro; Maria Tomich; Ranulpho Paes de Barros; Celina Fialho; Doutor Fábio Firmino Leite; Doutor Estevão Alves; Nossa Senhora Penha de França; Silva Freire; Francisca Martins (CAIC Eldorado); Jescelino José Reiners; e Doutor Orlando Nigro.