/

18 de Junho de 2012 15h30

Experiências com recursos multimídias na escola é tema de workshop na capital

18/06/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Professores da rede de ensino de Cuiabá participaram no último sábado (16/06), na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, do 1º workshop “Vivenciando Experiências com Recursos Multimídias”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

O Núcleo é uma estrutura permanente da Secretaria Municipal de Educação que oferece suporte ao uso das mídias nas escolas, voltadas para incorporação da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de preparar os professores para utilização dos recursos tecnológicos como currículo escolar.

Uma das atrações do workshop foi a palestra “Reflexão sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional”, além de apresentações dos cursistas sobre a utilização das mídias no seu cotidiano escolar, oficinas de utilização de recursos multimídias no currículo, como TV escola/Projetor Proinfo, Tablets e Rádio Escola.

Na abertura do evento, a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, afirmou que a rede de ensino do município de Cuiabá “está dando um salto rumo às novas tecnologias utilizadas na prática pedagógica”. “O importante é que esses instrumentos sejam ferramentas cognitivas e não meramente tecnológicas”, observou.

Na opinião do coordenador estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), Edevamilton Lima de Oliveira, para que a tecnologia possa contribuir com a qualidade do ensino ofertado, também são necessárias nova práticas dos educadores. “O equipamento por si só não garante uma educação melhor. É necessário investimento na formação continuada dos educadores”.

Formadora do curso de IED, a pedagoga Mueci Cavalcante Portela relata que o maior ‘inimigo’, é, muitas vezes, o temor que os professores têm de mexer na máquina. “Na verdade, creio que é o medo de expor as próprias dificuldades associada à ideia de estragar o equipamento. Acho que eles se sentem mais seguros sem o computador”.

No entanto, de acordo com a professora, ao transporem essa barreira, os educadores acabam descobrindo os benefícios da tecnologia da na prática pedagógica. “Temos relatos de professores entusiasmados que já utilizam tecnologia em sala. Mas não podemos nos esquecer de que tudo isso é muito dinâmico e a escola estará sempre correndo atrás para alcançar os avanços tecnológicos”.

Durante o encontro, também foram entregues a professores e funcionários da rede de ensino da capital os certificados de conclusão dos cursos de Introdução à Educação Digital (IED) e o de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O workshop ainda contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), da UNDIME/MT, Proinfo Integrado/MEC e da empresa OI. Também estiveram presentes ao evento, a diretora de ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, a coordenadora municipal do NTM, Elizany Rita Rosa, e o coordenador estadual do Proinfo Integrado/UNDIME, Lairton Ferst.