/

25 de Setembro de 2012 15h06

Estudantes da rede municipal participam do projeto Poder Judiciário na Escola

25/09/2012

Giovania Teixeira Duarte

Alunos de quatro escolas municipais da capital participaram na seguda-feira (24-09), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, do encerramento do mês de setembro do Projeto Poder Judiciário na Escola, desenvolvido pela entidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Ministério Público, defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Implementada como um projeto-piloto em 2011, a iniciativa tem como objetivo levar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do poder judiciário aos alunos das escolas do município.

Entre as ações do programa, estão a realização de palestras nas unidades de ensino para discutir conceitos como ética, direitos humanos, deveres e justiça, além da distribuição de cartilhas educativas produzidas pelo TJ/MT. Outra atividade da proposta é a visita às instalações da entidade.

Segundo a coordenadora do projeto, a juíza Helena Maria Bezerra Ramos, cada turma recebe duas visitas de magistrados, que trabalham temas como direitos básicos do cidadão e o funcionamento do poder judiciário. “Mensalmente atendemos cerca de 240 estudantes, que têm a oportunidade de conhecer mais de perto como funciona essa instância e aprender sobre direitos e deveres fundamentais. Na rede municipal de ensino de Cuiabá a resposta ao projeto tem sido muito positiva”.

Na avaliação da diretora de ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, a parceria é muito bem vinda porque a educação das crianças e adolescentes deve envolver os diversos segmentos da sociedade. “Somente a educação não dá conta de atender o desenvolvimento integral do aluno. Além de levar esclarecimento sobre a nossa condição de cidadãos, ainda trabalha a autoestima e a perspectiva de futuro dos nossos alunos ao se mirarem nos exemplos de pessoas que conquistaram o sucesso por meio da educação. É uma experiência muito rica”, observou.

Durante o evento, os estudantes foram recebidos pelo desembargador Márcio Vidal, corregedor geral da justiça, e assistiram a uma palestra com a desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).