/

18 de Setembro de 2013 14h55

Espetáculo Choro da Alma será apresentado para alunos de escolas municipais

18/09/2013

Rosane Brandão

O espetáculo “Choro da Alma”, uma releitura poética da Dança do Chorado, tradicional expressão cultural do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, será apresentado para alunos de escolas da rede municipal de Cuiabá. Pelo menos 900 alunos de 18 escolas municipais serão beneficiados com o espetáculo cultural.

As apresentações serão na quinta-feira (19), com sessões às 14h, às 15h30 e às 18h30, e na sexta-feira (20) às 8h, às 14h e às 15h30. Todas as sessões serão realizadas no teatro Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação (SME).

O espetáculo de dança foi o único projeto mato-grossense contemplado em 2010 pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Choro da Alma une o erudito e o popular numa simbiose que cria uma profusão de sentidos e sentimentos que refletem a história, os lamentos e as lembranças deste povo que preserva a Dança do Chorado como um dos maiores símbolos de sua vitória pela liberdade.

A Dança do Chorado tem mais de dois séculos de existência e, ainda hoje, é preservada pela comunidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso.

A apresentação é uma realização da Diretoria de Ensino da SME, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos, em parceria com a Digoreste Produção Cultural.