Educação / ESCOLA VERDE NOVO

21 de Setembro de 2018 16h59

Espécies do cerrado e árvores frutífera são plantadas em escola municipal

21/09/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

No “Dia da Árvore”, comemorado nesta sexta-feira (21), a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senhorinha Ana Alves de Oliveira, ganhou 45 mudas de árvores nativas do cerrado e frutíferas. Plantadas com a ajuda dos alunos, a iniciativa faz parte do Projeto Escola Verde Novo, realizado pela Prefeitura de Cuiabá e parceiros, visando à distribuição e plantio de 300 mil mudas em comemoração ao tricentenário da Capital - em abril do ano que vem - e a promoção da consciência cidadã da sustentabilidade.

O projeto, de iniciativa do Tribunal de Justiça – representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), envolve dentro do Executivo municipal as secretarias de Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Também fazem parte da medida o Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis. Com a união de esforços, as entidades pretendem  arborizar espaços públicos e unidades escolares da rede municipal de ensino.

Até o momento, 130 escolas públicas de Cuiabá já receberam a visita dos técnicos do Instituto Ação Verde. Eles são os responsáveis pelos levantamentos e diagnóstico dos espaços. Na EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, antes de iniciar o plantio das mudas, as crianças participaram de uma atividade de educação ambiental, na qual receberam orientações de como realizar o plantio, cuidar das mudas e a importância da preservação dos espaços verdes e do meio ambiente.

Para Amanda Almeida Araújo, do 4º ano, a manhã foi de festa. “Não devemos jogar lixo no meio ambiente e temos que cuidar das árvores, para que nosso planeta não se acabe”, disse a menina, que em casa cuida de uma mangueira e se delicia com muitas mangas Bourbon.

Rebeca Vitória Rodrigues da Silva e Huan Pablo, da mesma sala do 2º ano, ajudaram a plantar uma acerola e prometem cuidar dela. “Foi muito bom plantar as árvores. Já estamos cuidando de um girassol que plantamos na horta”, contou Rebeca.

“As árvores dão sombra e frutas, por isso devemos cuidar delas”, completa Huan Pablo lembrando que não podemos quebrar seus galhos nem queimar suas folhas no quintal.

A professora Maria Rosa da Silva, da Educação Infantil I e II, contou que, junto com seus alunos, começou o projeto de uma horta, onde estão plantando hortaliças. “Com isso, as crianças começaram a perceber a importância do meio ambiente, que cuidar da natureza é um trabalho de todos e que a árvores são muito importante para a saúde das pessoas”, destacou ela.

Sumihara Leite de Matos, professora do 1º ano e seus alunos começaram o projeto pelas  sementes. “Começamos o trabalho com o reconhecimento de diferentes sementes e como se dá o processo de crescimento até que ela se torne uma  árvore com galhos, folhas e frutos. Avançamos até chegarmos às questões ligadas ao planeta terra. Assim estamos formando crianças mais conscientes, percebedoras do mundo ao seu redor. Quando forem adultas saberão se posicionar e estarão preparados para respeitar o meio ambiente”, disse ela.

Programação

As ações voltadas à distribuição e plantio não param. Na última quinta-feira (20), a coordenação do projeto Verde Novo, em parceria com o Instituto Ação Verde, participou do “Dia D da Educação Ambiental”, na EMEB Octayde Jorge da Silva, quando foram distribuídas 300 mudas de árvores, além da realização de palestras e ações de engajamento e envolvimento com a área ambiental. A próxima unidade escolar a receber a iniciativa será o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Névio Lotufo, no bairro Centro América, no dia 28.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Jane Regina da Silva Costa, lembrou que essas ações fortalecem os projetos políticos pedagógicos das unidades. “As nossas unidades já desenvolvem projetos nesse sentido e iniciativas como essas incentivam os estudantes e professores a continuarem seus projetos”, disse.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego destacou o aspecto  voltado  a qualidade de vida. "As secretarias de Meio Ambiente e Desevolvimento Urbano e Serviços Urbanos dando estão dando o suporte necessário para que possamos atingir a meta de 300 mil árvores plantadas. Mas, na verdade, queremos distribuir e plantar muito mais mudas. Junto com esse trabalho, estamos trazendo orientações em educação ambiental às crianças. É mais fácil você orientar uma criança sobre a importância do plantio de árvores para a qualidade de vida futura deles e da cidade", salientou Samaniego.

A diretora da unidade educacional, Maria Aparecida de Andrade, agradeceu a iniciativa e destacou o trabalho que as professoras vêm fazendo na escola. "O nosso projeto político pedagógico já contempla as questões ambientais. No entanto, o envolvimento e a união das professoras têm sido fundamental no trabalho que está sendo realizado com os alunos", ressaltou Maria Aparecida.

A EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira atende a 400 crianças, nos dois períodos, da Educação Infantil (I e II) e Ensino Fundamental, 1º e 2º ciclos, crianças de 4 a 10 anos.