Educação /

12 de Novembro de 2013 08h40

Escolas promovem interação em festival de xadrez

12/11/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 80 alunos de 15 escolas da rede municipal de Cuiabá participaram do segundo festival de xadrez, promovido pela Secretaria de Educação. O evento foi realizado na última sexta-feira (08), na escola Henrique da Silva Prado, no bairro Areão.

A competição foi dividida nas categorias A (12 a 15 anos) e B (8 a 11 anos), feminino e masculino.

No feminino da Categoria A o primeiro lugar ficou com a aluna Mayara Yasmim; o segundo lugar foi para a escola rural Nossa Senhora Penha de França; e o terceiro lugar para a escola Orlando Nigro.

O primeiro lugar do feminino da Categoria B foi para a aluna Gabriela Santos, da escola Senador Gastão de Matos Muller, o segundo lugar foi da escola Francisval de Brito e o terceiro lugar ficou com Helio de Souza Vieira.

No masculino da categoria A quem ficou em primeiro lugar foi o aluno Pedro Henrique da escola Francisval de Brito. O segundo e terceiro lugar foram para as escolas Orlando Nigro e Nossa Senhora de Penha França, respectivamente.

Na Categoria B o primeiro lugar foi para o aluno Gabriel Souza, da escola Rafael Rueda. As escolas Doutor Fábio Firmino Leite e Helio de Souza Vieira ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Os três primeiros colocados de cada categoria, tanto no feminino como no masculino, foram premiados com medalhas.

A escola Doutor Orlando Nigro foi a campeã na pontuação geral, somando 12 pontos. Ela foi premiada com um troféu exclusivo, feito no formato de um tabuleiro com as peças de xadrez.

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, prestigiou o evento e fez questão de entregar a premiação para os alunos. Ele elogiou a participação dos competidores e o trabalho dos articuladores do Programa Mais Educação, responsáveis pelas oficinas de xadrez.

“É importante que essas crianças entendam que, mesmo ganhando ou perdendo, a única chance de se tornar um campeão é participando de competições, pois quando você é persistente acaba aprimorando suas habilidades e um dia pode se tornar um vencedor”, observou o secretário.

O coordenador da competição, Sérgio Zanelato, destacou que a realização do festival de xadrez é um oportunidade de interação entre os alunos de diversas escolas, além de fortalecer as atividades do Programa Mais Educação.

Segundo a diretora da escola Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Marilza José Lopes Schuina, o xadrez é um esporte que ajuda muito desenvolver nos alunos habilidades, principalmente em matemática, estimulando o ensino-aprendizado. “Eles passam a prestar mais atenção ao que está ao seu redor, desenvolvendo competências”.

As escolas que participaram da competição foram: Joana Dark da Silva; Senador Gastão de Matos Muller; Henrique da Silva Prado; Doutor Orlando Nigro; Alzira Valladares; Senhorinha Ana de Oliveira; Doutor Fabio Firmino Leite; Marechal Candido Mariano da Silva Rondon; Maria Dimpina Lobo Duarte; professor Francisval de Brito; Helio de Souza Vieira; José Luis Borges Garcia; Professor Rafael Rueda; Lenine de Campos Póvoas; e a escola rural Nossa Senhora Penha de França.