Educação /

27 de Março de 2013 17h42

Escolas municipais se preparam para a Conferência pelo Meio Ambiente

27/03/2013

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cuiabá participaram hoje (27-03) do 1º Encontro Preparatório da 4ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília.
 

O tema abordado este ano no encontro será “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, com a meta de mobilizar 20 mil escolas para a Conferência e contribuir para que as unidades educacionais se tornem espaços educadores sustentáveis. 

A formação é realizada pela Comissão Organizadora Estadual, composta pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

Um dos objetivos desse encontro é capacitar os professores para que eles possam realizar Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas e também participar da Conferência Estadual pelo Meio Ambiente, etapas que precedem o encontro nacional. 

Entre as ações que devem ser desenvolvidas pelas unidades de ensino estão o fortalecimento da educação ambiental na escola de forma contínua e permanente e o desenvolvimento de políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. 

De acordo com o assessor pedagógico da Secretaria de Educação de Cuiabá, José Ferraz de Araújo, as conferências escolares na rede municipal serão realizadas nos meses de abril e maio. “Envolveremos 63 escolas e cerca de 20 mil alunos para a Conferência. Esse momento é um estímulo e uma oportunidade para que a comunidade escolar observe os problemas socioambientais mais urgentes e defina como agir, na medida do possível, em cada escola e no seu entorno”, observou.