/

01 de Agosto de 2013 14h36

Escolas municipais se mobilizam para o Pintando a Copa em Mato Grosso

01/08/2013

Giovania Teixeira Duarte

Escolas da rede municipal de ensino da Capital estão desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao projeto Pintando a Copa em Mato Grosso, iniciativa da Secopa em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação.

O “Pintando a Copa” tem caráter sociocultural e pretende promover a integração e estimular o civismo entre os alunos das escolas públicas, por meio da produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema ‘Copa do Mundo’.

Na escola municipal Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino, todos os estudantes foram mobilizados por meio da contextualização do tema e suas implicações sociais e culturais. Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Nelly Piagentini do Prado, os alunos, que estão entre 4 e 8 anos de idade, estão sendo estimulamos a despertarem o potencial artístico e, como todas as outras atividades da escola, essa também não é dissociada do processo pedagógico e envolve todos os docentes.

Participando pela segunda vez do concurso, a escola municipal Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, teve três alunos premiados o ano passado e nesta edição tem desenvolvido diversos trabalhos para buscar resultados positivos na seleção. “Uma das nossas ações é implementar o tema nas várias disciplinas ao mesmo tempo. Assim, o professor de História trabalha a cultura e os costumes de cada país que participará da Copa do Mundo, o de Geografia, a localização dessas nações, o de Línguas, o idioma falada nelas. É uma ação que tem mobilizado toda a escola para que nossos alunos possam ter inspiração para produzir os desenhos”, explica a coordenadora pedagógica Juliete Miranda.

O concurso é dividido nas categorias Estudante e Escola. A avaliação da categoria Estudante será divida em seis modalidades, educação infantil; os três ciclos do ensino fundamental; ensino médio; e EJA. Em cada modalidade, haverá ainda uma premiação para aluno com deficiência.

Serão premiados os cinco primeiros da categoria estudante, respectivamente, com um notebook; um videogame; um tablete de 32 gigas; um smartphone; e uma máquina fotográfica digital. Na categoria Escola os 10 melhores vídeos serão premiados com um notebook com Data show, para o primeiro colocado; o segundo, um datashow; o terceiro, um notebook. Os demais ganharão uma máquina fotográfica digital.

Os professores cujos alunos se classificarem em primeiro lugar também serão premiados, eles vão ganhar uma televisão de LED de 42 polegadas.