Educação /

10 de Setembro de 2012 08h34

Escolas municipais levam beleza e técnica ao desfile da Independência

10/09/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Nem mesmo o tempo quente e seco da tarde de sexta-feira (07-09) atrapalhou a beleza e a técnica das fanfarras e o corpo coreográfico de alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá durante o desfile em comemoração aos 190 anos de Independência do Brasil, realizado em frente à Praça das Bandeiras, na Avenida Rubens de Mendonça.

As escolas também levaram para o evento as ações pedagógicas e sociais desenvolvidas no cotidiano das unidades escolares, como consciência ambiental, cidadania e educação inclusiva.

As bandas e fanfarras são projetos pedagógicos e sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas unidades de ensino, por meio do Programa Educação de Tempo Integral, com o objetivo de despertar o interesse pela arte musical e desenvolver competências e habilidades, como responsabilidade, disciplina e criatividade.

O Educa Mais também oferece atividades de letramento, práticas esportivas, educação musical e diversas atividades voltadas para a formação integral do estudante, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.

Presente ao evento, a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, que na oportunidade representou o prefeito da capital, Chico Galindo, afirmou que o 7 de Setembro é sempre uma data emocionante para os brasileiros, pois promove reflexões acerca das conquistas para sedimentação da democracia  do país. “A educação é o meio fundamental pelo qual garantimos a formação da consciência cidadã e da convivência e respeito às diferenças. Esse espírito de civilidade é fruto do processo de liberdade e igualdade que conquistamos nesses 190 anos”.

 “O município de Cuiabá tem contribuído para o desenvolvimento do patriotismo nas nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de governo da capital, Aline Fonseca, ao se referir às unidades de ensino que participaram do desfile. Segundo ela, pelas apresentações, é notável a mobilização e engajamento das escolas para as manifestações de civismo e amor à Pátria.

Na avaliação do diretor de gestão educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, cada ano em que se comemora a Independência, é preciso refletir sobre as conquistas da democracia, liberdade e igualdade, principalmente no que se refere à justiça. “Estamos em um momento único e particular da história do Brasil no que se refere à aplicação da lei, pois um dos grandes problemas que enfrentamos é a certeza da impunidade. Hoje estamos vendo os mandatários sendo punidos. É preciso que essa questão seja discutida na escola, pois temos aí um princípio fundamental da cidadania”.

A comemoração também contou com outras atrações, como a Polícia Militar de Mato Grosso, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e entidades filantrópicas.