Educação /

21 de Julho de 2014 15h30

Escolas municipais do campo terão instalações físicas substituídas

21/07/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Cinco escolas municipais de Cuiabá, localizadas na zona rural, foram contempladas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e terão suas estruturas físicas substituídas. Cada unidade de ensino receberá investimento na ordem de R$ 1.021.956,00, mais a contrapartida da Prefeitura de Cuiabá que será em torno de R$ 250 mil.

Além da melhoria nas instalações físicas, as escolas receberão também mobiliários e equipamentos novos.

As escolas contempladas são: Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito de Nossa Senhora da Guia; Hebert de Souza, no Cinturão Verde; Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite, no Sucuri; Nossa Senhora da Penha de França, Distrito do Coxipó do Ouro; e Professora Udiney Gonçalves de Amorim, no Aguaçu.

Conforme o projeto, cada unidade de ensino terá seis salas de aula, sala de informática e de leitura, além da área administrativa e demais dependências de serviço.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, essas escolas estavam com a estrutura física comprometida e não compensava investir em reforma geral, por isso o projeto foi desenvolvido para captar recursos para substituição de toda a estrutura física. “Assim como as unidades de ensino localizadas no perímetro urbano de Cuiabá, estamos dando atenção especial aos alunos e profissionais do campo”, observou o prefeito.

Os recursos, segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, foram pleiteados com o FNDE no planejamento do PAR (Plano de Ações Articuladas) de Cuiabá. “No ano passado fizemos um planejamento de tudo o que queríamos pleitear no PAR e desde então estávamos aguardando análise do FNDE. Nossa intenção era conquistar recursos para mais escolas, pois outras unidades também necessitam de reformas. Mas, estou confiante que ainda seremos contemplados com mais recursos”, disse o secretário.

Formadas por construções antigas, essas escolas não recebem reformas há mais de 20 anos e estão com a estrutura física comprometida. É o que afirma a diretora da escola Benedita Xavier, professora Lucinete Santos. “Há muito tempo nossa comunidade esperava por uma notícia como essa e só agora ela chegou. Estamos muito felizes”, disse a diretora.

PAR – O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do Ministério da Educação (MEC), por meio do FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.