/

28 de Setembro de 2012 14h43

Escolas municipais de Cuiabá se mobilizam para avaliar equipe gestora

28/09/2012

Giovania Teixeira Duarte

Oitenta e quatro escolas municipais estão mobilizadas nesta sexta-feira (28-09), durante o dia todo, para a avaliação do trabalho administrativo e pedagógico que diretores, coordenadores pedagógicos e secretários desenvolvem no ambiente escolar.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e fundamentada na Lei nº 5.029/2007, que estabelece Gestão Democrática unidades de ensino da capital, baseadas nas metas estabelecidas por cada um desses profissionais e nas competências e atribuições das funções, conforme a lei.

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Avaliação da Rede (Core), Aristides da Costa Neto, no processo avaliativo será observado aspectos como a gestão articulada com a comunidade, gerenciamento das atividades pedagógicas de forma compartilhada e organização e funcionamento de modo geral. “Após a avaliação, os dados serão tabulados e apontarão os aspectos onde a administração deve ser aprimorada. Essas informações serão enviadas às escolas que, de forma coletiva, apontarão quais as estratégias e soluções para a melhoria da gestão”, explica o presidente.

Neto enfatiza também que esse processo é um indicador para que a SME acompanhe o trabalho desses gestores, pautados nos dados gerados, que auxiliam na elaboração estratégias para a formação dos avaliados.

Na opinião do diretor da escola municipal Pedrosa de Moraes e Silva, Sérgio Raimundo da Costa, no bairro Novo Paraíso, todas as ações do serviço público devem ser transparentes e, por isso, a avaliação é algo positivo, pois pontua e analisa o trabalho realizado frente à unidade. “Penso que essa é uma oportunidade tanto para quem avalia quanto para quem é avaliado refletir sobre todas as ações desenvolvidas e de como essa avaliação é realizada. Quem ganha com isso somos todos nós”.

Podem avaliar a equipe gestora funcionários efetivos com pelos menos seis meses na unidade e funcionários contratados há pelos menos um ano.