/

15 de Agosto de 2012 15h52

Escolas municipais de Cuiabá passam por reformas para melhorar atendimento oferecido na rede de ensino

15/08/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem cumprido com o planejamento inicial de reformar 38 unidades escolares, na primeira etapa de obras previstas para o ano de 2012.

No momento, 22 instituições municipais de ensino estão passando por reformas gerais, sendo 20 escolas e duas creches. As unidades recebem atenção especial na reconstituição de telhados, parte elétrica e forro, que na época de final de ano, causavam transtornos em algumas unidades em virtude da chuva, típica do clima da capital neste período. O período de chuvas também impede que estas reformas sejam realizadas durante as férias escolares.

No entanto, não há como negar o fato de que toda interferência em alguma estrutura física gera a necessidade de readaptações, já que não existe a possibilidade de fazer estes reparos com os alunos e professores em sala de aula, uma vez que isso os colocaria em risco.

Dessa forma, para minimizar as conseqüências temporárias destas obras, as unidades estão sendo reformadas por partes; ou seja, enquanto um bloco de salas é reformado, outros ficam livres para atender aos alunos, que se dividem nestes espaços, com o auxílio da equipe gestora e professores. Gestores e professores também se empenham para que o aprendizado dos estudantes não seja prejudicado, e têm plena consciência de que estes improvisos e esforços valerão à pena, já que depois poderão contar com uma estrutura renovada para trabalharem e desenvolverem suas atividades.

“Nós aguardávamos esta reforma há muitos anos. Estamos todos muito ansiosos porque isso é muito importante para a qualidade do ensino, e nós esperamos que isso venha satisfazer a necessidade da comunidade em geral”, declara o diretor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dejani Ribeiro, Valdir Amaro de Oliveira.

No dia 27 de julho, o prefeito Francisco Galindo, e o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, organizaram uma agenda especial para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras. Os gestores cobraram de empreiteiros a pontualidade na entrega das reformas, sem deixar de lado a priorização da qualidade do serviço, a segurança e conforto para aqueles que trabalham e dependem do ensino público.

Imprevistos

De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da SME, algumas reformas sofreram atrasos devido à carência de mão de obra qualificada e também por conta do surgimento da necessidade de novos reparos que, de início, não estavam no planejamento. “O processo de recuperação de telhado e madeiramento é bastante complexo, pois, quando visitamos a escola e montamos o nosso cronograma de reformas, estipulamos um prazo de acordo com aquilo que estamos vendo. No entanto, quando o processo se inicia, nos deparamos com algumas situações mais graves, que necessitam de uma atenção e de um trabalho mais demorado, o que gera esses atrasos”, explica o diretor de Infraestrutura, Ivan Salles Garcia.

As escolas Francisval de Brito e Octayde Jorge enfrentaram dificuldades nesse sentido, mas mesmo diante dos imprevistos, é visível o entusiasmo dos profissionais. “Estou na escola há 12 anos e nunca tínhamos recebido uma reforma como essa”, afirma a coordenadora pedagógica da Octayde, Eranildes Magalhães.

A previsão é de que em setembro algumas escolas sejam reinauguradas, para outras o prazo previsto é o mês de outubro. Além disso, o objetivo é de que até o final do ano, 54 unidades passem por reforma geral, resultado de um investimento de, aproximadamente, R$ 13 milhões. Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) assegura que, em 2012, todas as unidades de ensino de Cuiabá serão equipadas com aparelhos de ar condicionado, lousa digital e conjuntos escolares, por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR).

Para o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, os investimentos financeiros e a duração destas obras têm como prioridade a promoção de um espaço digno e confortável, que vêm contribuir com a qualidade do ensino na capital. “Nós temos um compromisso, principalmente, com a parte pedagógica das nossas escolas, e entregaremos estas unidades prontas para serem reinauguradas, e, sem dúvidas essas ações irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais, bem como tranqüilizar toda a comunidade escolar, que terá a certeza dos avanços na educação de Cuiabá, diante dos resultados”.