/

14 de Dezembro de 2010 15h05

Escola municipal é inaugurada no Pedra 90

14/12/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A comunidade do bairro Pedra 90 foi contemplada hoje (14-12) pela prefeitura de Cuiabá, com a inauguração oficial da escola municipal Zeferino Leite de Oliveira, que atende 740 alunos da Educação Infantil e 1ª e 2ª etapas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A escola recebeu o nome de um professor da rede municipal de ensino, falecido em 2006, que contribuiu com seu trabalho em diversas unidades de ensino e na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

Na cerimônia de inauguração, os parentes do educador ficaram emocionados com a homenagem prestada pela prefeitura da capital. “Zeferino foi uma pessoa para nos espelharmos. Ele sempre lutou para que crianças e adultos tivessem a oportunidade de se escolarizar, pois compreendia que só por meio dela poderíamos ter um país melhor. Nossa família agradece muito por este ato”, disse a irmã do homenageado, Janil Leite de Oliveira.

Na avaliação do secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, a obra é fruto da luta da comunidade do bairro, sob a liderança dos presidentes do Pedra 90, 1ª e 2ª Etapa, Antônio Marcos Nascimento, o ‘Baiano’, e do líder do Pedra 90, Francisco Ferreira de Campos, o ‘Ceará’, respectivamente, que compreenderam a necessidade da construção de mais escolas na região e reivindicaram ao poder público. “Foi um compromisso assumido na gestão do ex-prefeito Wilson Santos e do ex-secretário Carlão Nascimento, que eu e o prefeito Chico Galindo estamos dando continuidade”.

Segundo Permínio, hoje, está em construção, no bairro, um dos quatro Centros de Educação Infantil em obras no município e outro prédio desse porte deverá começar a ser edificado na região ainda este ano, com capacidade de atendimento de 230 crianças cada um. “Reafirmamos nosso comprometimento com a educação municipal, valorizando os profissionais da rede ampliando a oferta e qualidade do ensino que oferecemos. Com isso, queremos fazer de Cuiabá um lugar melhor para se viver”, concluiu.

Presente à inauguração, a primeira dama do município, Drª. Norma Suely Galindo, se colocou à disposição para colaborar com a melhoria da educação municipal. “A coisa mais importante de um país, de uma cidade, são as crianças. Estou tendo a oportunidade de aprender com todos vocês que fazem educação e eu quero muito colaborar nesse processo”, afirmou.

Representando o prefeito Chico Galindo, o presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Sílvio Fidélis, reiterou que a preocupação principal da atual gestão é com a educação. “Para isso, buscamos parcerias com as diversas esferas do governo para ampliarmos o atendimento nas nossas escolas e creches. Essa é uma meta pensada para contribuir com a qualidade de vida da população cuiabana”.

Ao fazer referência ao professor que empresta o nome à escola, Fidélis considerou  “justa a homenagem, pois Zeferino Leite foi uma pessoa muito preocupada com o futuro das crianças e jovens do município”.

Durante o evento, a sub prefeita da Regional Sul, Tânia Matos, também lembrou da trajetória percorrida pelas lideranças dos bairros para a construção da escola. “Esse espaço foi construído para abrigar uma feira que não deu certo e, posteriormente, passou a ser um lugar para a marginalidade. Hoje, vemos esse ambiente transformado em um espaço educativo, onde preparamos crianças para que tenhamos um futuro melhor”.

Para o diretor da unidade, Jayro Lombardi Júnior, a escola oportunizou às crianças acesso mais cedo ao conhecimento formal, além de encurtar a distância entre as residências dos alunos e o saber. “Antes, pais e responsáveis tinham que andar um percurso muito maior para levarem os filhos à escola. Essa é uma obra de importância muito grande para essa comunidade”.

Também estiveram presentes à inauguração a secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, e o secretário municipal de Comunicação, Fávio Garcia.
Na obra foram investidos cerca de R$ 500 mil.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578