/

11 de Julho de 2013 17h48

Escola municipal desenvolve projeto de incentivo à leitura

11/07/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Pelo menos 240 alunos da escola Marechal Cândido Mariano da Silva, do bairro Alvorada, participaram na quarta-feira (10) do Sarau de Poesias, evento organizado pela escola como parte do projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento”.

Os alunos do 4° ao 6° ano se reuniram no pátio da escola para um momento de lazer e arte. O evento contou com a presença de convidados especiais, como o jornalista e poeta Lorenzo Falcão, a poetisa Márcia Mira e a pequena poetisa Helena Werneck, 13 anos.

Eles recitaram algumas de suas poesias e falaram de suas experiências com a literatura.

Lorenzo Falcão destacou que a leitura ajuda na formação cultural e também de vida das pessoas e para ele aquele momento de poder compartilhar suas experiências com as crianças foi “mágico”. “A literatura é conhecida como a arte mãe e ler um livro significa viajar para outro mundo, pois ela desenvolve a capacidade de imaginação e raciocínio. Quem lê entende melhor o mundo e com certeza será uma pessoa mais preparada para enfrentar o mundo”.

Para a poetisa Márcia Mira tudo que acontece ao redor de uma pessoa pode ser transformado em uma poesia. “Poesia é aquilo que sai da nossa alma, ela pode nascer de um momento feliz, mas também de um triste”.

A mãe de Helena, a jornalista Keka Werneck, conta que assim que a filha começou a conhecer as palavras, por volta dos 4 anos de idade, ela já começou a escrever. “No começo era apenas com desenhos, mas depois os textos foram surgindo naturalmente e ela sempre tinha uma poesia para me mostrar”, diz a mãe, lembrando que sempre incentivou a filha a ler, mas o interesse maior partiu da própria menina.

A ideia de escrever o livro, segundo a mãe, surgiu quando a escola de Helena promoveu uma viagem para algumas cidades históricas de Minas Gerais e a filha precisava arrecadar dinheiro para pagar a excursão. As poesias feitas pela menina acabaram se transformando em um livro. “O livro seria vendido apenas para os parentes e amigos”. No entanto, a pequena poetisa se destacou e seu trabalho ganhando muitos admiradores.

“A minha mãe sempre leu historinhas para mim quando era pequenininha  e foi assim que comecei a me interessar pelos livros e escreve”.

Segundo a diretora da escola, Marilza José Lopes, o projeto Cata-Vento tem várias etapas que são trabalhadas ao longo do ano e a poesia é apenas um dos gêneros textuais trabalhado em sala de aula. “O sarau é um momento para as crianças conheceram o que é uma poesia e como pode ser trabalhada”.

 

Os alunos também produziram poesias e as recitaram para os colegas, revelando que também têm talento para arte.

Alessa Carolina Pereira, 10 anos, está no 5° ano e mostra que já sabe bem o que quer. “Eu vou ser uma escritora. Tenho várias poesias e quero juntar em um livro”.  Ela conta que na hora do recreio, enquanto as colegas vão lanchar, ela prefere ir para a biblioteca. “Aproveito para ler um pouco”, diz a aluna que tem preferência por gibis e livros evangélicos.

Víctor Miguel de Oliveira, 9 anos, também recitou sua poesia e falou do seu interesse pela leitura. “Eu aprendo mais, conheço as palavras e escrevo melhor”.

Márcia Regina Ferreira Brito é professora da escola e mãe do aluno Bruno Vinícius, de 9 anos. Ela diz que o projeto ajudou muito no desenvolvimento da leitura e escrita de seu filho. “É um grande incentivo. Meu filho, por exemplo, passou a frequentar mais a biblioteca”.