/

12 de Novembro de 2012 13h46

Escola municipal de Cuiabá promove Festa da Diversidade

12/11/2012

Giovania Teixeira Duarte ? SME Cuiabá - (65) 3645-

A “10ª Festa da Diversidade”, realizada pela escola municipal Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica, no último sábado (10-11) atraiu pais, alunos e toda a comunidade escolar.

“Esse é um momento de congraçamento das diferentes culturas e etnias que, com suas cores, embelezam o mundo. Não só a cor da pele, mas suas tradições, seus costumes”, declarou a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Antônia Corsina Lima dos Anjos.

Segundo a educadora, a iniciativa é o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela escola e é sempre realizada na Semana da Consciência Negra, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. “Nosso trabalho fomenta a inclusão e a convivência democrática no espaço escolar, pautada no respeito às diferenças, que estão presentes no nosso currículo. Com isso, procuramos desenvolver uma educação que valorize a diversidade étnico-racial, combatendo o racismo e a discriminação”, informou.

Na programação da festa, as manifestações dessa postura estavam presentes nas apresentações culturais e artísticas dos alunos, pais, e entidades comunitárias, como as igrejas católica e evangélica.

A Dança Circular, típica de Israel, foi uma das atrações da confraternização. Apresentada por 15 alunos, a expressão associa arte, música e história, tendo em vista que, segundo a professora Dulcineia Oliveira, para trabalhar a dança, os estudantes aprenderam sobre a vida e os costumes do povo desse país.

A desinibição dos alunos da escola pode ser verificado no “Desfile Infantil com Moda de Época”. Fantasiados de super-heróis, personagens de histórias ou com roupas de passeios, os ‘modelos’ arrancaram aplausos da plateia.

“O que buscamos com esse encontro é a valorização da beleza e dos valores de cada um de nós. Por isso, estudamos nossas origens, que tem sua matriz na diversidade. A partir disso, nossos alunos desenvolvem a autoestima e aprendem a respeitar as diferenças”, explicou a diretora da unidade, Sidrolina Barbosa Lima.

Presente ao evento, a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Andrea dos Santos, destacou dois aspectos o trabalho desenvolvido pela Quintino Freitas. O primeiro, segundo ela, é a interação com a comunidade, pois as atividades não se resumem aos estudantes. “Essa parceria impacta na aprendizagem do aluno, pois os pais participam e conhecem o sentido dessa ação. O outro aspecto é o trabalho com os valores e éticas universais, que resulta respeito a outras culturas e às diferenças”.

A assessora ainda afirmou que encontro é uma das ações presentes na política de educação da SME que tem como objetivo fundamental efetivar a lei 10.639/2003, preconizada pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e estabelece à inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.