Educação /

11 de Abril de 2012 16h15

Escola municipal de Cuiabá inaugura piscina e oferece aulas de natação aos alunos

11/04/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578


A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) de Cuiabá, Augusto Mário Vieira, inaugurou nesta quarta-feira (11-04) a piscina da escola, que já atende os alunos da unidade desde o início do ano.

A ideia partiu da diretora da escola, Lidioliria Santana, que há muito tempo sonha em proporcionar aulas de natação para os alunos. “Eu, junto com toda a equipe da escola e os pais de alunos, batalhei por isso nos últimos três anos, arrecadando dinheiro para construirmos a piscina. A Secretaria nos apoiou, acrescentando o valor que faltava, e desde janeiro as crianças estão aprendendo a nadar. Cada turma tem duas aulas de Educação Física por semana, sendo uma delas na quadra esportiva e a outra, agora, é aula de natação.”

Foram investidos 24 mil reais nesta obra, sendo 12 mil arrecadados pela própria escola, desde 2009, por meio de festas juninas e rifas. A outra metade ficou por conta da prefeitura que, junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), ajudou este projeto a ser concluído.

Atualmente, a EMEB Augusto Mário atende, em média, 230 alunos, e é a primeira escola da rede municipal a oferecer este tipo de atividade às crianças. Durante as aulas de natação, além da presença da professora, mais duas auxiliares ajudam a tomar conta dos alunos, priorizando a segurança; pois a piscina tem 10 metros de comprimento e 5 de largura. Já a profundidade é de 80 centímetros em 8 metros, e os outros 2 metros contam com 1 metro de fundura.

O pai de uma aluna do 1º ano conta que a filha adora as aulas na piscina. “Esta ideia é muito válida, pois muitas crianças não têm oportunidade de ter piscina em casa, e a escola está proporcionando este contato. Isso ajuda no desenvolvimento da parte motora, além de fazer bem pra saúde. Minha filha gosta muito e de pouquinho em pouquinho está aprendendo a nadar.”, explica Adilson Jovino Pulquério.

A cerimônia contou com a presença do vereador Edivá Pereira Alves, e da assessora pedagógica Andréa dos Santos, que representou o secretario municipal de Educação, Permínio Pinto Filho. Os pais, alunos e professores também prestigiaram a inauguração. A diretora agradeceu, ainda, a presença daqueles que já não estudam mais na escola, mas que contribuíram durante estes três anos para a realização deste sonho.