/

09 de Março de 2012 17h35

Escola Municipal de Cuiabá Darcy Ribeiro comemora 15 anos de existência

09/03/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578


A escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Industriário I, esteve movimentada durante o dia de hoje (09-03) com as comemorações dos 15 anos de fundação da unidade de ensino e o início das atividades do Programa Educa Mais do ano de 2012.


Na programação, apresentações artísticas e culturais - resultadas das diversas oficinas promovidas pela Educação de Tempo Integral -, homenagens aos funcionários e colaboradores da escola, além de bolo de aniversário.

A Escola de Tempo Integral é desenvolvida pela Secretaria Municipal Educação (SME) em parceria com o MEC e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.

Com 620 alunos no 1º, 2º e 3º ciclos, da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental, a Darcy Ribeiro atende 250 estudantes no Educa Mais. “Este ano temos uma turma pioneira com crianças da Educação Infantil, de cinco anos, e primeiro ano, com seis anos. Outra novidade é a inserção do Programa Segundo Tempo na Escola de Tempo Integral, que é uma parceria da Secretaria de Educação com o Ministério dos Esportes, e incentiva a prática de esportes nas escolas”, explicou a articuladora do Educa Mais na escola, Aparecida Anderson.

A professora afirmou ainda que as modalidades de esporte são muito procuradas pelos alunos do projeto. Por meio do projeto, a unidade conta ainda com oficinas de letramento, informática, dança, capoeira, futsal, flauta doce, handebol e banda de percussão. “Com o Segundo Tempo, teremos também vôlei, basquete, atletismo e recreação”.

Para a diretora da escola, Valéria Cristina Soares de Campos, a unidade de ensino é uma referência para a comunidade, tendo em vista os diversos programas oferecidos. “Com a Escola Aberta, que será implantada no segundo semestre deste ano, nosso contato com a comunidade se intensificará”.

Valéria também destacou o trabalho desenvolvido pelos professores e funcionários da escola. “Se hoje oferecemos uma educação de qualidade é porque temos um grupo unido que gosta do que faz. Nossa equipe é democrática e envolve todos os segmentos da escola”.

 

Na avaliação do coordenador pedagógico da unidade, Valdir Xavier, o envolvimento dos profissionais e a qualidade do ensino ofertado estimulam os alunos a estarem no ambiente escolar. “Para o aluno aprender, ele tem que ter vontade de vir pra escola e o Educa Mais é um estímulo a mais pra isso. Outro fator importante é o envolvimento dos pais nas nossas atividades, que faz com que o programa tenha uma avaliação positiva surpreendente, mesmo com os desafios que ainda enfrentamos”, ponderou.

Essa participação, segundo coordenadora do programa Escola Aberta e assessora pedagógica da SME, Dilma Camargo, é fundamental para a vida da escola. “Quando a escola oferece essas atividades aos alunos, possibilita a ampliação da sua formação e os tira das situações de risco”.

A coordenadora acrescentou também que a Secretaria de Educação do município tem implementado diversas ações nesse sentido. “Uma delas é o programa Escola Aberta, que promove a integração e estreita os laços entre a escola e a comunidade”.