Educação /

09 de Julho de 2013 09h51

Escola Marechal Rondon realiza projeto de incentivo à leitura

09/07/2013

Rosane Brandão – 3645-6578

Promover atividades atrativas para motivar e envolver os alunos no mundo da leitura. É com esse objetivo que a Escola Municipal Marechal Cândido Mariano da Silva, do bairro Alvorada, criou o projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento”. Como parte das atividades do projeto, a escola realiza na quarta-feira (10), a partir das 7h30, o Sarau de Poesias.

Segundo a coordenadora da escola, Cleidir Mariane, o Sarau de Poesia contará com a participação de convidados especiais, como o escritor e poeta Lorenzo Falcão e a pequena poetisa Helena Werneck dos Santos, 13 anos, filha da jornalista Keka Werneck. Eles apresentarão seus livros e vão falar um pouco do universo da leitura, incentivando as crianças a praticarem mais a atividade.

Conforme explica a professora Isabel Cristina Corrêa, o projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento” desenvolve também outras ações, como o momento da leitura, que ocorre uma vez por semana, em dias alternados, sempre no início das aulas.

“Nesse momento todos que estão na escola, alunos, profissionais da educação e visitantes, são convidados a realizar a leitura, em diferentes espaços da escola, durante 20 minutos. Um carrinho de supermercado percorre a escola entregando e recolhendo os livros”, explica a professora, que foi uma das idealizadoras do projeto.

No decorrer do ano é realizado ainda o sarau de espanhol, show de talentos, e inúmeras atividades que culminam com o Concurso de Leitura. “Estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral”, observa a professora Maria Auxiliadora de Oliveira.