Quinta, 29 de março de 2012, 09h02
A- |  A+

Educação

Escola de Tempo Integral amplia atendimento aos alunos da zona rural


Jorge Pinho/SME

Clique para ampliar

Mais quatro escolas rurais do município de Cuiabá foram contempladas este ano com o Programa Escola de Tempo Integral, implementado no município em 2008.

O projeto oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.

No primeiro ano de existência, a Escola de Tempo Integral atendeu 10 unidades da rede municipal com recursos próprios. Em setembro de 2008, foi ampliado para 31 unidades já com a parceria do Ministério da Educação, e, em 2009, 40 unidades de ensino do município já tinham sido contempladas pelo programa.

Já em 2010, mais onze escolas passaram a oferecer também as atividades do Educa Mais. No ano passado, 62 comunidades escolares foram beneficiadas pelo projeto.

Em 2012, a Secretaria de Educação da capital pretende estender o projeto a todas as escolas que atendam aos critérios para serem contempladas, ou seja, 81 das 94 unidades de ensino da rede.

A escola municipal rural Estevão Alves Corrêa, localizada na comunidade Rio dos Peixes, na estrada que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães, atende 172 alunos no Educa Mais dos 240 estudantes da unidade.

Os alunos são de diversas comunidades da região, como Bandeira, Manso, Parque Mirella, Ecovile e Vila Sadia, que chegam cedo à escola e vão embora às 17 horas, depois de estudarem no ensino regular e participarem dos ensaios da fanfarra e canto coral, e atividades como letramento, futebol, dança e horta comunitária, que absorve diariamente cerca de oito horas desses alunos. “Uma das peculiaridades da nossa escola é que a comunidade é muito participativa e assídua em todas as ações”, afirma a diretora da unidade, Juciney Terezinha de Souza.

De acordo com a diretora, uma das atividades que mais atraem os alunos é a escolinha de futebol. No entanto a participação na atividade está relacionada ao rendimento escolar do estudante. “Todas as nossas ações são atreladas ao pedagógico e também compreendem o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe”.

A articuladora do programa na unidade de ensino, Leide de Oliveira Fonseca, afirma que o Educa Mais ‘é algo que transformou’ a vida dos alunos. “Uma característica que observávamos nas nossas crianças era a baixa autoestima. Depois do programa, passaram a encarar melhor as dificuldades e também melhoraram o desempenho em sala de aula”.

Ela também destaca a participação dos pais nos eventos e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola. “Frequentemente, pais, mães e responsáveis relatam que o interesse dos filhos pela escola melhorou, além da empolgação pelas atividades do projeto”.

Educação Especial

Leide ressalta ainda o trabalho de integração promovido pela escola com estudantes que precisam de Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Temos alunos com deficiência que estão incluídos na Escola de Tempo Integral. Para isso, fizemos um trabalho de respeito às diferenças e acolhimento com todos os alunos”.

Júlia Lucinéia Nazário tem 10 anos, está no 5º ano do Ensino Fundamental na Estevão Alves e participa de todas as atividades do Educa Mais na unidade de ensino. “De todas as oficinas que participo, a de dança é a que eu mais gosto. Além disso, também aprendi a valorizar o que tenho e como ajudar o meio ambiente”.

Além disso, aconselha quem ainda não participa do projeto. “Com o Educa Mais, você descobre seu talento. Eu descobri a dança e é muito bom”.

Hortas Comunitárias

A horta comunitária é outro atrativo para os estudantes, que ajudam na limpeza, adubação, semeadura e colheita das hortaliças “Muitos dos nossos alunos passaram a ajudar os pais em casa no plantio de vegetais. Outros, que não comiam verduras e legumes, por exemplo, aprenderam a gostar”, explica o monitor da horta, Paulo Dias da Costa.

Na avaliação da auxiliar de serviços gerais Sara Luci Castilho, 31 anos, que tem um filho que estuda o 7º ano do Ensino Fundamental na escola e participa de todas as atividades do Educa Mais, depois do programa, o filho melhorou o comportamento em casa e passou a ser mais interessado nos trabalhos da escola. “Nas aulas de letramento, por exemplo, ele está se desenvolvendo melhor a cada dia. As aulas que ele mais gosta são as de violão”.

Letramento

Cento e oitenta e oito alunos da também escola rural Nossa Senhora da Penha e França, no distrito do Coxipó do Ouro, passam o contraturno em atividades de letramento, xadrez, capoeira, dança, canto-coral e horta escolar. “Algo interessante no projeto é o trabalho com as turmas mistas, com alunos de faixa etária diferentes. Essa organização possibilitou um relacionamento melhor entre eles. No siriri, por exemplo, quem puxa a fila, quem dá o ritmo são os pequenos”, explica a articuladora do Educa Mais na unidade de ensino, Alinni Nery.

A professora diz que nas aulas do coral são trabalhados também instrumentos musicais, como violão e flauta. “No segundo semestre também trabalharemos com a viola de cocho. Essa preferência é porque esse é um instrumento tradicional da comunidade”.

Formação Ampla

O diretor da unidade, Ednilson de Carvalho, pondera que, quanto mais tempo a criança tem de atividades educativas acompanhadas de planejamento, mais ampla é a sua formação. “Outro aspecto interessante do Educa Mais é o fortalecimento da relação entre aluno/educador/família/escola”.

Carvalho pontua ainda que o projeto possibilita a valorização da cultura regional e a relação do homem com a terra por meio de realização de oficinas que possibilitem reflexões sobre sustentabilidade. “Temos que trabalhar na perspectiva do respeito com a terra, onde as pessoas tenham condições de produzir e viver bem nela”.

Tudo isso, sinaliza ele, está em consonância com a proposta da educação para o campo, que é trabalhar a educação de acordo com o contexto de vida do estudando e respeitando sua forma de vida.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Na avaliação diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, a Escola de Tempo Integral no campo traz um componente a mais à educação dessa clientela, pois assegura benefícios que estão distantes dessas localidades, como atividades artísticas e culturais. “Avalio que na zona rural o projeto é mais fortalecido pela importância que é atribuída a ele pelas famílias, pois elas sabem que o projeto é uma grande oportunidade”.

Fraga também revela que a Secretaria tem se empenhando junto ao MEC para a universalização da Escola de tempo integral. “Hoje temos 62 escolas contempladas pelo Educa Mais e, das 94 unidades que temos, apenas 79 estão dentro do critério para receber o programa. Dessa forma, faltam apenas 17 escolas para que o educa mais atenda a totalidade da rede. “Com essas novas quatro unidades que passam a integrar o Educa Mais, cerca de 800 crianças e adolescentes serão beneficiadas por atividades educativas no contarturno”.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da SME, Elizany Rosa, são diversas as contribuições da Escola de Tempo Integral nesses quatro anos de implementação. “Tivemos avanços muito significativos nesses quatro anos do programa, como a compreensão de todos os envolvidos nesse processo. Percebemos que professores referência, articuladores e monitores têm dialogado para a realização de um trabalho conjunto”, observa.

A educadora também destaca o fato de o Educa Mais ser contemplado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de ensino, além dos benefícios estendidos aos alunos. “Não o tempo em si que faz a Escola de Integral produtiva, mas o que se faz nesse tempo. Enxergamos que não é um projeto assistencialista, mas ações que contribuem para a formação do cidadão. Isso pode ser observado na disciplina, no respeito e no sentimento de pertencimento dos alunos”.

Enviar Matéria Imprimir Voltar
Matéria(s) relacionada(s):
  • Pais de alunos decidem futuro de escola no Canjica

  • Obras de mais dois centros de educação infantil estão sendo finalizadas

  • Pais aprovam reforma e dizem que escola ficou mais segura

  • Prefeitura inaugura mais uma escola reformada com novo padrão

  • Sugestão de Pauta - Reinauguração da escola Eugênia Pereira de Mello

  • Reinauguração da escola Eugênia Pereira de Mello

  • Secretário visita escola do campo Hebert de Souza

  • Ex-diretora sonhava há anos com reforma de escola

  • Escola municipal Antônio Ferreira promove caminhada com tema Copa do Mundo

  • Projeto Brincando no Tempo vai ao Distrito da Guia

  • Prefeitura de Cuiabá garante R$ 5,7 milhões para programa de esporte e lazer

  • Exposição divulga trabalhos realizados pelo Programa Escola Aberta

  • Prefeitura vai ampliar em 45% o atendimento a crianças de 0 a 5 anos nos próximos 30 meses

  • Secretaria de Educação promove 3ª mostra do programa Escola Aberta

  • Projeto da escola Joana Dark foi selecionado para representar o Centro-Oeste em concurso do MEC

  • Caminhada pela Paz será realizada pela escola Augusto Mário nesta sexta-feira (15)

  • Escolas promovem interação em festival de xadrez

  • Vinte e quatro escolas da rede municipal conquistam premiações no Pintando a Copa 2013

  • Cuiabá ganhará um Centro de Educação Infantil por mês, anuncia Mauro Mendes

  • Programa Mais Educação da escola Marechal Rondon é tema de reportagem do Globo Educação

  • Candidatos a gestores de escolas e creches participam de prova escrita

  • Secretário participa de reunião técnica do Proinfância

  • Alunos participam de aula de campo em fazenda histórica de Cáceres

  • Três mil pessoas participaram da elaboração do orçamento de Cuiabá

  • Pelo menos 34 escolas municipais já participaram do Programa Filhos no Campo

  • Prefeitura de Cuiabá adere ao programa Prefeito Amigo da Criança

  • Secretário visita obras de reforma em unidades escolares

  • Programa de saúde emocional é desenvolvido com mais de três mil alunos da rede municipal

  • "Podem comprar seus ingressos", diz Mauro após visitar obras da Arena Pantanal

  • Ampliação do tempo de integração já está em vigor

  • 5ª edição do programa Junto com o Cidadão será no Distrito da Guia

  • Projeto de escola municipal atrai pais para o cotidiano escolar

  • Virginia Mendes propõe qualificação para quem trabalha com assistência social

  • Sugestão de Pauta - Programa Cidadão 100%

  • Sugestão de Pauta - Secretaria Municipal de Educação atende crianças hospitalizadas

  • Mauro Mendes prestigia desfile de blocos carnavalescos de Cuiabá

  • Secretaria de Educação seleciona voluntários para o Programa Brasil Alfabetizado

  • Educadores do Programa de Educação Integral se reúnem amanhã

  • Cuiabá receberá R$ 6,6 milhões para implantação do Programa SOS Emergências

  • Cuiabá vai aderir ao programa federal "Crack, é possível vencer"

  • Secretaria de Educação de Cuiabá promove confraternização com profissionais do Programa Saúde na Escola

  • Escola da rede de ensino de Cuiabá realiza mostra cultural

  • "Semana da Alimentação Saudável" encerra com apresentações na escola municipal Rita Caldas Castrillon

  • Secretaria de Saúde de Cuiabá credencia clínicas odontológicas no programa Brasil Sorridente do governo federal

  • Lei exige que agentes de Saúde se qualifiquem, diz coordenador de Saúde

  • "Escola Aberta" reduz a criminalidade em algumas regiões de Cuiabá

  • "Amigos da Escola" mostra resultados positivos em sua terceira edição

  • SUGESTÃO DE PAUTA: Bibliotecas comunitárias "Saber com Sabor" lançam curso de informatização do acervo de livros

  • CRVV avalia balanço das nove edições do Valorizando Vidas no Seu Bairro antes da segunda etapa

  • Prefeitura de Cuiabá reinaugura sede do PSF do bairro Areão

  • Praça Alencastro recebe II Mostra de trabalhos desenvolvidos pelo programa Escola Aberta

  • SUGESTÃO DE PAUTA: Programa "Escola Aberta" expõe trabalhos nesta quarta-feira (15/08), na praça Alencastro

  • Escolas se preparam para a terceira edição de 2012 do projeto “Amigos da Escola”

  • Projeto Resgatando Autoestima envolve alunos da Escola Tereza Lobo

  • EMEB Rita Caldas recebe Amigos da Escola e tem sexta-feira cheia de atividades

  • Projeto "Amigos da Escola" valoriza a leitura no primeiro Dia Temático de 2012

  • Campanha da Prefeitura promove palestra orientativa em escola de Cuiabá

  • Escolas de Cuiabá promovem sensibilização sobre o Programa Escola com Saúde

  • Conselheiros tutelares acompanham atividades do programa Escola com Saúde

  • Teatro educativo conscientiza crianças de escola estadual

  • Prefeitura de Cuiabá é parceria na execução de projeto de erradicação da pobreza

  • Coxipó do Ouro sedia Programa Escola com Saúde

  • Escola municipal de Cuiabá inaugura piscina e oferece aulas de natação aos alunos

  • Escola de Tempo Integral amplia atendimento aos alunos da zona rural

  • Educadores da rede de ensino de Cuiabá têm acesso à especialização gratuita

  • SUGESTÃO DE PAUTA: Distrito da Guia recebe Valorizando Vidas no Seu Bairro neste sábado, 17 de março

  • Saúde de Cuiabá institui campanha contra tuberculose

  • Alunos da Escola de Tempo Integral fazem apresentações no Dia Mundial do Consumidor

  • Prefeitura de Cuiabá realiza sorteio de endereços de casas

  • Escola Municipal de Cuiabá Darcy Ribeiro comemora 15 anos de existência

  • Siminina completa 15 anos e transforma vida de crianças e adolescentes

  • SUGESTÃO DE PAUTA-Comemoração dos 15 anos Programa Siminina

  • Obesidade é tema de campanha do Escola com Saúde esta semana

  • Prefeitura de Cuiabá e Banco do Brasil assinam protocolo de intenções do Minha Casa Minha Vida II

  • Escola Aberta de Cuiabá realiza reunião de trabalho para 2012

  • Capacitação do Programa Siminina tem 50 participantes

  • Mostra cultural comemora primeiro ano do Programa Escola Aberta

  • Escola Tereza Benguela desenvolve projeto Educando para o Trânsito

  • Dia Temático do “Amigos da Escola” movimenta unidades de ensino do Jardim Vitória

  • Prefeitura de Cuiabá e parceiros lançam programa “Me encontrei”

  • Prefeitura de Cuiabá firma parceria para lançamento do Programa “Me Encontrei”

  • Vice-campeão nacional de karatê recebe homenagem em escola de Cuiabá

  • SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeitura de Cuiabá adere ao programa Minha Casa Minha Vida II

  • Aluno do Educa Mais representará Cuiabá no campeonato brasileiro de karatê

  • Amigos da Escola tem primeiro Dia Temático em Cuiabá

  • Programa da Prefeitura capacitará e dará ocupação a trabalhadores desempregados

  • Secretaria de Esportes e Cidadania investe na qualidade de vida do servidor

  • Educação em Saúde faz prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

  • Prefeitura realiza sorteio de casas do Residencial Nova Canaã

  • Prefeitura anuncia edição da "V Copa Peladinho" para jovens participantes do PETI

  • Qualificar trabalhadores para o mercado do trabalho é meta da gestão Galindo, diz Dilemário

  • PFS do Santa Amália leva informações aos jovens da comunidade

  • Cuiabá participou do Seminário Nacional Prefeito Amigo da Criança

  • Prefeito garante que Cuiabá não perderá recursos do PAC

  • Prefeito Francisco Galindo visita obras de unidade de educação infantil

  • Saúde promove seminário sobre Hanseníase

  • Saúde promove seminário sobre Hanseníase

  • Africanidade brasileira é tema de mostra cultural em escola do município

  • Alunos de escola municipal gravam CD com canções de flauta doce

  • Alunos da Escola de Tempo Integral se apresentam na Secretaria de Educação

  • Saúde promove capacitação de Vigilância em Tuberculose

  • Roda de Conversa na Escola do Santo Isabel será sobre Meio Ambiente

  • Rede municipal integra o projeto Amigos da Escola

  • Jovens caminham por conscientização contra o trabalho infantil

  • Programa Segundo Tempo realiza capacitação de monitores

  • Cooperados do Aterro Sanitário são atendidos por técnicos do Programa Bolsa Família

  • Prefeitura forma Adolescentes do Pró Jovem para mercado de trabalho

  • Prefeito de Cuiabá anuncia que já estão garantidos R$ 50 milhões

  • Programa Educa Mais será ampliado em Cuiabá

  • PSF do Pedra 90 promove Semana da Mulher

  • Prefeito Francisco Galindo concede entrevista para a Rádio Cidade

  • Direito Previdenciário é o tema de capacitação para servidores da assistência social

  • Monitores do Programa Segundo Tempo recebem capacitação

  • Abertas inscrições para pós-graduação de profissionais da saúde

  • Prefeitura de Cuiabá amplia número de salas de aula em escola do CPA III

  • Inauguração de quatro salas de aula amplia atendimento na Educação Infantil em escola municipal

  • Smasdh planeja implantar CRAS itinerantes em Cuiabá

  • Multiação: Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado assinam convênio no valor de R$ 20 milhões

  • SME e Secretaria de Estado de Segurança Pública se unem no combate às drogas

  • Programa Multiação terá mil homens executando serviços de infraestrutura nas ruas de Cuiabá

  • Prefeito Francisco Galindo lança Programa Multiação no próximo dia 28

  • Coordenação do Bolsa Família em Cuiabá recebe consultora do Pnud

  • Secretaria de Esportes e Cidadania desenvolve programa de Qualidade de Vida

  • Prefeitura intensifica combate à poluição sonora

  • Dilemário apresenta programas de qualificação ao ministro do Trabalho

  • SMS distribui preservativos e panfletos explicativos no Shopping Popular

  • Mixto Esporte Clube é o mais novo parceiro da SMEC

  • Aprovados no Bolsa Universitária de Cuiabá são homenageados na Secretaria de Educação

  • Projeto da Sanecap, em parceria com Idep e UFMT foi aprovado pelo Programa Petrobras Ambiental

  • Famílias com filhos transferidos de escola devem informar o Programa Bolsa Família

  • Smades faz balanço anual de fiscalização de crime ambiental

  • Alunos da Escola de Tempo Integral mostram potencial artístico

  • Alunos do Programa Escola de Tempo Integral apresentam concerto musical

  • Prefeitura de Cuiabá investe na educação infantil

  • Escola municipal é inaugurada no Pedra 90

  • Uma escolinha que faz história na formação de craques e cidadãos

  • Projeto Adolescer vai entregar 50.000 cadernetas do adolescente em 2011

  • Prefeito Chico Galindo fala sobre desempenho de sua administração

  • Cuiabá ganhará 11 novos centros de educação infantil

  • Saúde estrutura Rede de Atenção Integral de combate à violência

  • Estudantes do município recebem kits de literatura infanto-juvenil da Editora Paullus

  • Secretário da SMEC participa de programa esportivo

  • Alunos mostram produções da Escola de Tempo Integral na praça

  • Municípios de Mato Grosso discutem hoje Escola de Tempo Integral

  • Servidores da escola do Distrito da Guia recebem o Saúde do Trabalhador

  • Famílias de baixa renda têm direito a energia elétrica mais barata

  • Jader adverte sobre exigência de atualização cadastral para receber Bolsa Família

  • Técnicos em Nutrição Escolar da capital participam de formação

  • Praça Alencastro, nº 158 - Centro

    CEP: 78005-906

    Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

    © 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá