Educação /

04 de Setembro de 2012 17h00

"Escola Aberta" reduz a criminalidade em algumas regiões de Cuiabá

04/09/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

Entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), um tem ganhado notoriedade em virtude da amplitude e dos objetivos alcançados. O programa “Escola Aberta”, que tem como foco diminuir os índices de violência, vandalismo e criminalidade em algumas regiões de Cuiabá.

Presente em 19 escolas municipais, desde 2010, o programa é destinado à comunidade, que pode utilizar o espaço da escola todos os sábados para desenvolver atividades esportivas, culturais, de artesanato, culinária, entre outras, que contam com a colaboração e com o acompanhamento da equipe gestora e de voluntários.

É válido observar e enxergar além do simples fato de pessoas de uma determinada localidade se reunirem aos finais de semana no espaço escolar; pois, esta iniciativa faz com que a população cuide da escola e preserve o lugar, já que o utiliza e tem a possibilidade de aprender atividades de diversos segmentos, promover cidadania e fazer da unidade um ambiente de convivência e aprendizado, como realmente deve ser.

Além disso, esta ação incentiva o aumento da participação dos pais na vida escolar de seus filhos, uma vez que se beneficiam da escola e se sentem, de certa forma, mais inseridos no meio pedagógico. Quando os familiares passam a acompanhar a rotina das crianças no que diz respeito à educação, ensino e formação, o rendimento delas é consideravelmente melhor.

Algumas famílias que moram em lugares que têm praças, centros comunitários, clubes ou outros espaços destinados ao lazer, têm o hábito de organizarem passeios com seus filhos nos finais de semana, já que é o período em que as crianças não estão na escola, que os pais não estão no trabalho e podem dedicar o tempo livre para tais atividades. Já no caso dos bairros menos favorecidos, a escola acaba tendo esse papel comunitário, tornando-se um ponto de encontro.

Esta integração entre escola e comunidade, proporcionada pelo programa “Escola Aberta”, conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), o qual é responsável pela indicação das escolas que deverão fazer parte da ação, por meio de estudos e análises das áreas mais vulneráveis à criminalidade.

Existem casos de crianças que estudam em escolas localizadas em bairros que não contam com o programa, e se deslocam até a unidade mais próxima para poderem se divertir, aprender e fazer novas amizades, ao invés de ficarem nas ruas, expostas à riscos. “A estratégia é fazer com que as escolas do entorno se unam em prol da redução dos índices de violência, melhorando a convivência e as relações humanas”, explica a coordenadora do “Escola Aberta” em Cuiabá, Dilma Camargo.

Cuiabá é uma das poucas capitais que conta com a contrapartida da prefeitura, que gratifica, como forma de incentivo, os coordenadores responsáveis pelo programa em cada escola por se disponibilizarem todos os sábados a abrirem o espaço escolar e atender a população.

Na capital, o programa atende os seguintes bairros: Florianópolis; 1º de Março; Altos da Serra; Tancredo Neves; Jardim Vitória; Ouro Fino; Dr. Fábio; Pedregal; Jardim Atalaia; Novo Horizonte; Ribeirão do Lipa; Jardim Colorado; Osmar Cabral; Altos da Glória; Jardim União; Santa Izabel; Jardim Industriário; Residencial Itapajé; e São Sebastião.