/

20 de Dezembro de 2013 15h02

Equipes gestoras das escolas e creches municipais são empossadas

20/12/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 330 gestores, que vão atuar nas escolas e creches da rede municipal de Cuiabá no triênio 2014 a 1016, tomaram posse nesta quinta-feira (19). O ato foi realizado em uma cerimônia que reuniu várias autoridades do cenário político cuiabano, entre elas o prefeito Mauro Mendes e o senador Pedro Taques.

Os novos gestores, diretor escolar e de creche, coordenador pedagógico e secretário escolar, foram eleitos pela comunidade escolar em uma eleição direta, realizada nas unidades de ensino no dia 29 de novembro.

Eles vão gerir as unidades de ensino da rede municipal de Cuiabá, que atualmente conta com 92 escolas, 51 creches e três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Conforme destacou o prefeito, muitas ações positivas estão sendo desenvolvidas em Cuiabá para que todas as crianças tenham a oportunidade de ter uma boa educação. “Acredito que a educação é a chave para o sucesso e eu quero garantir às nossas crianças a mesma oportunidade que tive na vida, que foi estudar em uma boa escola pública”.

Mauro Mendes destacou ainda o papel fundamental do gestor para o processo educacional. “Vocês são pessoas muito importantes para que tudo aquilo que sonhamos para nossas crianças se torne realidade. Acredito que somos capazes de fazer muito mais para melhorar a qualidade do ensino de Cuiabá”, declarou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a Comissão Eleitoral Central, responsável pela coordenação das eleições, teve um papel fundamental para a transparência do processo eleitoral. “Foi um processo democrático, que contou com a participação de cerca de 50 mil eleitores. Chegamos ao final dessa etapa sem nenhuma divergência, o que demonstra a lisura do processo”.

O secretário lembrou que os desafios continuam nos próximos três anos e vários obstáculos serão enfrentados para buscar uma educação de qualidade. “Vamos trabalhar para erradicar o analfabetismo no nosso município; queremos garantir a universalização da alfabetização das crianças até os oito anos de idade; garantir o acesso à escola para todas as crianças do campo; garantir vagas para 100% das crianças de 4 a 5 anos e 50% para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses; e ampliar de forma maciça a qualificação dos profissionais da educação”.

O secretário também agradeceu o empenho e dedicação de todos os gestores que deixaram seus cargos e solicitou o comprometimento de todos os que estão assumindo.

“Tenho certeza que estamos formando equipes com ingredientes suficientes para dar conta dessa nova empreitada. Temos um compromisso com a população e devemos fazer um trabalho sério para avançar e garantir uma educação de qualidade”.

Para o senador Pedro Taques o processo eleitoral é uma demonstração de democracia e de gestão participativa. “Como professor é uma honra poder participar de um evento como esse. Percebo que Cuiabá está passando por uma grande transformação, principalmente na educação”.

A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, destacou que a gestão de uma escola não é formada apenas pelo diretor, mas sim por toda uma equipe, que precisa estar comprometida com o trabalho pedagógico da unidade escolar.

“Todos são importantes e todos tem papel significativo no processo educativo de uma unidade de ensino”, observou.

A valorização do profissional da rede municipal de Cuiabá também foi destacada pela secretária. “É a primeira vez em 26 anos de carreira que vejo o professor receber um terço de férias no mês de dezembro e não no final de janeiro. Isso é qualidade e valorização do profissional da educação. Essa valorização só não vê quem não quer”

Para a diretora Gleiciane Pontes Damaceno, eleita para a creche Santa Inês, a gestão deve valorizar a comunidade e construir uma educação significativa dentro da unidade de ensino. “Estamos determinados em fazer um grande trabalho na rede municipal de ensino”.

A diretora Marcia Regina Gomes, eleita para gerir a Escola Municipal de educação Básica Ministro Marcos Freire, também garantiu empenho e dedicação enquanto gestora. “Sabemos que o desafio é grande, mas vamos nos dedicar e fazer o possível para acolher cada criança e adolescente, cujos pais procuram nossas escolas e depositam toda confiança em nós”.

Prestigiaram o evento o deputado estadual Emanuel Pinheiro; os vereadores Adevair Cabral, Dilemário Alencar, Allan Kardec, Adilson Levante; e o presidente do Sintep, João Custódio, além de professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação.