/

11 de Setembro de 2013 10h10

Encontro estadual de conselhos de educação reúne cerca de 200 pessoas em Cuiabá

11/09/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 200 pessoas, entre conselheiros e secretários de educação dos municípios de Mato Grosso, estiveram reunidos na segunda e terça-feira (9 e 10) em Cuiabá no VII Encontro Estadual de Conselhos de Educação.

Durante os dois dias de encontro, os conselheiros e secretários de educação tiveram a oportunidade de debater sobre a importância do papel dos conselhos municipais para a construção do Plano Municipal de Educação e, ainda, sobre a relevância da criação dos conselhos municipais e da existência de um sistema de ensino.

A realização do encontro foi uma ação conjunta entre os Conselhos de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) e de Cuiabá (CME-Cbá), Secretarias de Educação de Cuiabá (SMS) e do Estado (Seduc) e União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (Uncme).

“Cuiabá possui um sistema de ensino estruturado, através do Plano Municipal de Educação, e um conselho municipal de educação atuante. E nós sabemos o quanto é importante ter um conselho atuando ao nosso lado para assegurar ao município uma educação de qualidade”, observou o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, acrescentando que o encontro serviu de estímulo para os municípios que ainda não têm um conselho de educação formado criarem o seu sistema municipal de ensino.

Conforme destacou a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, professora Regina Lúcia Borges Araújo, o órgão tem um papel normativo, tanto no Estado quanto nos municípios, e as decisões são tomadas coletivamente, uma vez que tem a participação efetiva da sociedade organizada.

“Criando seus sistemas, os municípios terão toda condição de trabalhar junto com o Estado e com os outros municípios, articulando e fazendo uma educação de qualidade”.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Aguinaldo Garrido, é preciso que os gestores tenham um olhar diferenciado para os conselhos de seus municípios, que são responsáveis pelo assessoramento das políticas educacionais. “É preciso fortalecer os conselhos municipais para que possam atender o perfil da educação do século 21”, disse.

O encontro também serviu para articular ações conjuntas entre o conselho estadual e os municipais e conhecer os sistema de transporte escolar e o regime de colaboração entre Estado e Municípios. Também estiveram presentes o professor Paulo Ricardo Javiel Rezende, membro do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul, e o professor Carlos Augusto Abicalil, assessor da Liderança do Governo no Congresso Nacional.