/

03 de Julho de 2012 09h03

Encontro discute direito à educação para crianças com deficiência

03/07/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Representantes de 44 municípios de Mato Grosso participam, de segunda-feira (02/07) até a próxima sexta-feira (06/07), no Hotel Mato Grosso Palace, do Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

O encontro é promovido pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o MEC, com o objetivo de disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar a implementação do Programa Educação Inclusiva nos municípios do Estado.

Na abertura do curso, a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, saudou os educadores dos municípios presentes e destacou que a formação é um dos passos para a propagação do direito à educação para todas as crianças e adolescentes. “Temos um problema cultural, que é aceitar a possibilidade de sermos diferentes. E, se o que falta é dar oportunidade, é o precisamos fazer”.

A secretária ainda falou da política de Educação Inclusiva implementada na rede de ensino da capital, lembrando que o município atende hoje 768 alunos com algum tipo de deficiência. Desses, 309 recebem Atendimento Educacional Especializado, em 45 salas multifuncionais, espaços que atendem alunos com deficiência no contraturno das aulas regulares, com apoio de diversos recursos.

Na avaliação do diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, o encontro tem um propósito digno, pois quando se fala em diversidade, se garante ao diferente a necessidade de se falar em igualdade de direito à aprendizagem. “Se queremos promover a inclusão, é importante não só garantir o acesso à escola da criança com deficiência, mas também o direito ao ensino de qualidade”.

Homenagem

À frente da equipe de Educação Especial quando foi implementada a política de Educação Inclusiva na rede de ensino da capital pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, a professora Zenaide Trindade Alves, que hoje está aposentada, recebeu uma homenagem, na abertura do encontro, pelo trabalho desenvolvido na implantação das salas multifuncionais.

Pedagoga e especialista em Educação Especial e Educação Infantil, a educadora afirmou que aquele era um grande momento para ela, pois foi um trabalho que a engrandeceu muito. “Me realizei frente à essa equipe. Quando atuamos na Educação especial, mais aprendemos do que ensinamos”, ponderou.

Saúde do trabalhador

Os participantes do seminário também terão outra atração durante esta semana. A equipe do Programa Saúde do Trabalhador, implementado pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP) da SME, estará desenvolvendo atividades como ginástica laboral, massagem quick, aferição da pressão arterial, teste de glicose e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A iniciativa visa prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital.

De acordo com Gilmon Ferreira de Araújo, coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da SME, a iniciativa valoriza e eleva a autoestima do servidor, além de garantir satisfação no ambiente de trabalho. “Também orientamos as pessoas atendidas sobre hábitos de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pois tudo isso reflete na qualidade de vida do trabalhador”, explicou.