/

13 de Novembro de 2013 14h46

Encontro de dança e cultura será promovido em comemoração ao Dia da Consciência Negra

13/11/2013

Rosane Brandão

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, várias escolas da rede municipal de Educação participam nesta quinta-feira (14) do Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora (Eidancce). Pelo menos 12 escolas participam do evento, que será realizado na Concha Acústica do Parque Mãe Bonifácia, a partir da 16 horas.

Os alunos das escolas inscritas no projeto Eidancce farão apresentações culturais, entre elas, dança afro-brasileira. Em seguida haverá apresentações de grupos de Cururu, Siriri e de rasqueado, como Guapo, Marcos Levi e Benê Cintra.

Segundo a professora da Escola Municipal Marechal Rondon, Sueli Xavier, idealizadora do projeto Eidancce, esta será a 12ª edição do projeto que tem por objetivo promover uma “provocação para dar imaginação e criatividade ao projeto que busca no caleidoscópio da raça humana um sentido de harmonia com suas respectivas culturas”, seja na dança, música ou costume.

“O Eidancce é um incentivo para os educadores que desenvolvem, nos espaços das escolas, boas experiências relacionadas às relações étnico-raciais e já faz parte da intenção das Leis 10.639 e 11.645, que trata da obrigatoriedade de inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica”, explica a professora.

Ainda segundo a professora Sueli, o Eidancce divulga o conceito de parcerias, buscando na comunidade talentos que disponham de tempo e boa vontade para realizar o trabalho.

Participam do encontro as escolas municipais de Educação Básica Quintino de Freitas; Doze de Outubro; Padre Raimundo Pombo; Juarez Sodré; Marechal Rondon; Tancredo de Almeida Neves; Professor Firmo José; Nossa Senhora Aparecida; Oito de Abril; Maria Ambrosio Pommot; Ulisses Guimarães e escola rural Herbert de Souza; além da Associação de Cururueiros Tradição Cuiabana e o Grupo de Siriri Raízes Cuiabana.

Na abertura do evento, a Banda da Polícia Militar executará o Hino Nacional e o Hino de Mato Grosso.

O evento conta com o apoio do Centro de Referência de Direitos Humanos de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura.