Educação /

29 de Maio de 2015 17h01

Encontro de conselhos vai debater políticas públicas para a educação de MT

29/05/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Conselheiros e técnicos dos conselhos de educação de Cuiabá e de Mato Grosso estarão reunidos na próxima terça-feira (02), em Cuiabá, para debaterem políticas públicas para o setor da educação. O 10º Encontro de Conselhos de Educação de Mato Grosso será realizado no Hotel Mato Grosso Pálace, das 8h às 18h.

O evento é promovido pelos Conselhos Municipal e Estadual de Educação de Cuiabá e de Mato Grosso, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e de Cuiabá, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (Uncme/MT).

O objetivo do evento é propiciar formação continuada aos Conselheiros de educação, fortalecendo a atuação nos conselhos para a implementação das políticas públicas dos sistemas de ensino de forma participativa e democrática.

Visa também socializar a experiência exitosa da avaliação institucional do município de Cuiabá, tomando-a como possibilidades e perspectivas junto aos demais sistemas; e refletir acerca dos planos estadual e municipal de educação e o envolvimento dos conselhos na sua elaboração e implementação. 

A programação do encontro inclui as palestras “A garantia dos diretos à educação e os desafios dos conselhos de educação dos estados e municípios”, proferida pela presidente da Uncme Nacional, Gilvânia Nascimento, professora da universidade estadual da Bahia, e “Os planos municipais e o alinhamento aos planos estadual e nacional”, proferida pelo coordenador dos Planos de Educação de Mato Grosso, Alfredo Ojima.

Será realizada também mesa redonda, cujo tema será “Uma experiência exitosa na educação municipal: avaliação institucional em Cuiabá”, apresentada pela secretária adjunta municipal de educação de Cuiabá, Marioneide Kliemaschewsk. 

O evento também vai contar com participação do secretário adjunto de políticas educacionais da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Carlos Caetano, como coordenadores de mesa.