Educação /

18 de Maio de 2012 15h17

EMEB Rita Caldas recebe Amigos da Escola e tem sexta-feira cheia de atividades

18/05/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


A sexta-feira foi animada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rita Caldas Castrillon, pois a unidade é sede do primeiro encontro de 2012 do “Amigos da Escola”. Para participar deste momento, foram convidadas mais três escolas: EMEB Ranulpho Paes de Barros, EMEB Tancredo de Almeida Neves e EMEB Francisval de Brito. Cada uma levou 60 alunos aproximadamente, os quais realizaram apresentações culturais para toda a comunidade escolar.
 

Nesta primeira confraternização, o “Amigos da Escola” traz como Dia Temático “O Valor da Leitura”. Sendo assim, o pátio da Rita Caldas ficou tomado de livros e trabalhos desenvolvidos pelos alunos das quatro escolas, onde os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer o que os colegas das outras unidades desenvolvem e aprendem dentro da sala de aula, além de ler livros e gibis diferenciados. 

Os alunos da EMEB Tancredo Neves contam o que pensam sobre a importância da leitura. “Ler é importante porque aprende mais, e ajuda a passar de ano”, conta a aluna Nayane Barbosa, do 2º ano do Ensino Fundamental. Ela diz, ainda, que sua leitura preferida são os gibis da Turma da Mônica, e que lê não só na escola, mas em casa. Já a aluna, também do 2º ano, Alana de Freitas, fala sobre o incentivo da mãe. “Eu quero ser médica, e minha mãe diz pra mim que pra ser médica eu preciso ler.” 

A quadra da escola ficou voltada às apresentações. Canto, dança e teatro serviram como entretenimento, chamando a atenção do público presente, que teve a oportunidade de ver de perto as atividades culturais que as crianças desenvolvem no meio pedagógico. A diretora da EMEB Rita Caldas, Alais de Oliveira, relata a euforia de seus alunos quando souberam que receberiam o projeto. “Os alunos ficam entusiasmados em receber alunos de outras escolas. Eles gostam de ver os trabalhos das crianças de escolas diferentes, e de mostrarem os deles também. Quando nós ficamos sabendo que o Dia Temático seria aqui, eles ficam empolgados, perguntando  como ia ser. A escola inteira está muito feliz em receber o ‘Amigos da Escola’ .” 

Amigos da Escola 

O projeto, conhecido nacionalmente, veio para Cuiabá em 2011, e trata-se de uma parceria da Secretaria de Educação de Cuiabá com a TV Centro América – afiliada da Rede Globo - que tem como finalidade fortalecer a educação no ensino público municipal, além de estimular o envolvimento dos profissionais da educação, alunos e familiares sobre a importância do processo educativo. 

A secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, observa que “a relação da educação não está ligada apenas aos professores e formadores dentro da escola, mas a todos que queiram e possam contribuir na educação do país”. 

Além da participação dos que lidam diariamente com os alunos, a ação conta com trabalhos voluntários, que é o caso da pedagoga Lucinete Oliveira, responsável pelo desenvolvimento do projeto “Planeta Azul” em Cuiabá. Ela explica que o projeto objetiva usar a natureza para transformar a ação da criança. “Nós trabalhamos o conhecimento teórico vinculado à prática. Isso trabalha não só a formação da leitura, mas o incentivo à criatividade, à imaginação, e faz com que a criança vá transformando as ações no seu dia a dia, na escola, com os colegas, e em casa. Além disso, conscientiza as crianças sobre as atitudes ligadas ao meio ambiente”. 

Ao longo do ano, serão realizados quatro Dias Temáticos em diferentes regiões da capital, já que a iniciativa tem como propósito envolver o maior número possível de escolas do município.