Educação /

29 de Maio de 2012 14h38

EMEB Ranulpho Paes de Barros recebe premiação dos primeiros Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

29/05/2012

Tharyana Durigon (65) 3645-6578


A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, realizaram na manhã de hoje (29-05) a primeira entrega dos troféus e medalhas para as equipes campeãs dos primeiros “Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação (JESME)”. A campeã foi a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ranulpho Paes de Barros.
 

A unidade conquistou sete troféus de primeiro lugar, sendo campeã nas seguintes modalidades: futsal masculino (categoria A e B); basquete feminino (categoria B); handball masculino (categoria A e B); handball feminino (categoria A e B). Para o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Ivo Pena de Almeida, capitão do time de futsal pela categoria A, este momento é marcante. “Para mim foi uma satisfação muito grande ganhar esse primeiro lugar, porque eu conversei com o grupo e falei que aquele dia seria o nosso dia, e nós saímos com a vitória. É meu último ano no Ranulpho e eu fechei com chave de ouro”, disse. 

É a primeira vez que os alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de mostrarem suas habilidades em uma competição realizada entre as escolas.  Os jogos, que tiveram início no dia 19 de abril, abrangeram o futsal, basquete, handball, vôlei e, como modalidade individual, o xadrez. As equipes foram divididas em duas categorias (A e B), uma com alunos de 15 a 17 anos, e a outra com os que têm entre 11 e 14, respectivamente. 

“Em nome do secretario municipal de Educação, Permínio, agradecemos a parceria com a Secretaria de Esporte por este incentivo a prática esportiva nas escolas de Cuiabá, pois isso afasta a criança e o adolescente das ruas, minimizando o envolvimento com drogas e violência”, destacou Elenir.  

A ação coletiva visa promover a saúde, integração social, o intercâmbio cultural, além de incentivar a qualidade de vida e a aprendizagem escolar. ”Nós só conseguimos este resultado por conta do compromisso e da responsabilidade dos nossos alunos. Essa participação aumenta a autoestima deles, porque isso mostra o comprometimento que cada um deve ter, e a conquista desses prêmios faz com que eles enxerguem que têm potencial dentro e fora da sala de aula”, observa a diretora da EMEB Ranulpho, Eby Regina de Araújo. 

Na unidade, as aulas de Educação Física já contavam com um planejamento voltado à prática de diversas modalidades esportivas, o que facilitou a conquista de tantas vitórias no campeonato. Além disso, os alunos já participavam de outras competições, envolvendo escolas particulares e estaduais de Cuiabá. Para o professor de Educação Física, Robson Isac, responsável pelo treinamento das equipes, este resultado é um sinal de que o trabalho está sendo bem feito.  “Eu sinto satisfação pelos meus alunos. Nós estamos fazendo a nossa obrigação de estar sempre com eles. O nosso principal objetivo não é ser campeão, mas promover a socialização, o trabalho em equipe, ensiná-los a respeitar regras. Ser campeão é resultado disso tudo”, avaliou. 

Alguns alunos disputaram mais de uma modalidade e, mesmo assim, não se deixaram levar pelo cansaço físico, e conseguiram conquistar o troféu de campeão em ambas. É o caso da aluna Andréia Bulhões, do 8º ano, que disputou basquete e handball. “É a primeira vez que eu participo de uma disputa assim, com as escolas municipais. Eu fiquei bastante ansiosa, mas nós treinamos muito, pegamos firme. Eu e minhas colegas temos muita união, e conseguimos ganhar no basquete e no ‘hand’. Ano que vem eu quero participar de novo”. 

A entrega de medalhas e troféus contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Cidadania, João Bosco Cruz; da diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral; do diretor de Planejamento e Orçamento da SME, Mário Márcio Araújo Santos, além da equipe gestora da unidade, que junto com o esforço e empenho dos alunos, obtiverem estes resultados. O secretário agradeceu e parabenizou todos os envolvidos nesta iniciativa, ressaltando, ainda, que em 2013 esta parceria deve continuar.