Educação / CENTRO TREINAMENTO

18 de Maio de 2019 08h00

EMEB do Três Barras recebe estrutura na próxima semana para ter polo de judô

18/05/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

Já começaram as ações para a implantação do Instituto Reação, do medalhista olímpico e ex-judoca, Flávio Canto, em Cuiabá. A unidade de treinamento de judô será instalada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, no bairro Três Barras, e vai atender alunos no contraturno escolar.

Na terça-feira (14), a Prefeitura de Cuiabá assinou o Termo de Cooperação com o Instituto Reação e os primeiros passos já foram dados para a concretização do polo em Cuiabá. Na quinta-feira (16), a escola recebeu a visita dos engenheiros que fizeram o aferimento do nível do terreno. As estruturas para construção da unidade chegam na próxima semana.

A primeira remessa de quimonos também já chegou. A escola atende a 1.044 alunos, na Educação Infantil, na faixa etária de 6 a 12 anos e, 70 delas já participam das aulas de judô. As aulas acontecem às terças e quintas das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30.

A realização desse projeto é fruto do trabalho que já vem sendo realizado na Capital mato-grossense pelo atleta e campeão de judô David Moura, que já desenvolve um projeto social e viu uma oportunidade de expandir a iniciativa. O polo do Instituto no município vai desenvolver o projeto Reação Faixa Preta, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes.

O diretor da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Keitel Jorge Moreira Junior, disse que com a nova estrutura, outras crianças de escolas localizadas na região e da própria comunidade, poderão ingressar no projeto. “Com a construção, teremos condições de atender mais crianças e jovens, num espaço adequado à pratica do esporte”, disse Keitel.  

A nova unidade terá 250 m2 de área coberta, com banheiro masculino e feminino, sala de administração, depósito, tatame olímpico e mezanino para duas salas de aula. Toda parte de construção, e equipamentos da nova unidade e os materiais necessários e indispensáveis ao desenvolvimento das atividades, garantindo o atendimento regular aos alunos, são de responsabilidade do Instituto Reação.

Durante a assinatura do termo de cooperação, o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a unidade funcionará como um projeto piloto e a ideia é de que a iniciativa possa ser levada para outras regiões da cidade.

Esta será a primeira unidade do Instituto Reação no Município, realizada em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)