Educação / ENERGIA SUSTENTÁVEL

18 de Agosto de 2018 08h16

Emanuel Pinheiro entrega primeiro sistema de captação de energia solar numa escola da rede municipal

18/08/2018

MARIA BARBANT

José Ferreira

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na manhã desta sexta-feira (17), as obras de revitalização da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisval de Brito e lançou o primeiro sistema de captação de energia solar, numa unidade educacional da rede municipal de Cuiabá. A solenidade contou com a presença de gestores, professores, alunos e representantes da comunidade. As seis placas fotovoltaicas instaladas na unidade geram 1.600 wats no horário de pico da captação, o que corresponde em média a 30% do que é consumido pela escola. Além de representar uma economia no consumo de energia, a iniciativa já está produzindo resultados positivos também nos projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola.

Localizada no bairro Coophamil, a EMEB Francisval de Brito atende a 600 alunos, do 1º ao 6º ano e, assim como outras 101 unidades escolares que já foram beneficiadas, por meio do programa de manutenção predial da Secretaria Municipal de Educação, recebeu revisão no sistema elétrico e cobertura, pintura, inclusive da quadra poliesportiva, recuperação de parte do muro e substituição das lâmpadas pelo tipo LED, mais econômicas. A prefeitura de Cuiabá investiu cerca de R$140 mil nas obras de revitalização.

 “É um compromisso que assumimos com nossos alunos e com os profissionais da educação, de termos uma educação pública de qualidade e humanizada, com escolas que tenham estruturas descentes. Estamos fazendo um grande programa de revitalização, que inclui reforma, restauração, ampliação e até reconstrução das unidades escolares para que possamos dar condições dignas de trabalho aos profissionais da educação e possamos tratar com carinho, respeito e humanização as nossas crianças. Além disso, temos um compromisso com a sustentabilidade, um conceito que estamos levando a outras áreas da gestão, como no transporte coletivo, por exemplo, com as estações e pontos de ônibus com energia solar”, destacou Emanuel Pinheiro.

O prefeito de Cuiabá destacou o trabalho realizado pelo vice-prefeito Niuam Ribeiro, que possibilitou a implantação das placas fotovoltaicas trazendo a iniciativa para Cuiabá, por meio da parceria com a empresa MT Energy, inteiramente sem custos para o executivo Municipal.

“Esta é uma gestão moderna e em sintonia com o dia a dia da cidade que investe em todas as áreas, porque tem um prefeito compromissado com a sua cidade e a sua população e que investe em iniciativas como essa, voltada à sustentabilidade, à energia limpa e gestão humanizada, preocupada com as pessoas”, destacou Niuan Ribeiro.

Durante a solenidade, o secretário de Educação do município, Alex Vieira Passos falou sobre o projeto piloto e anunciou que duas outras unidades também serão contempladas com placas fotovoltaicas, a Creche Municipal Inocêncio Leocádio da Rosa, localizada no residencial Paiaguás, próximo da MT-251 - rodovia Emanuel Pinheiro - e mais uma unidade rural. “Hoje a Secretaria paga de energia em torno de R$ 1 milhão de reais por mês para manter as 162 unidades educacionais da rede municipal. Com o sistema, iremos economizar em torno de 30%, recurso que será reinvestido nas unidades”.

Roberto Pereira de Oliveira, diretor da unidade agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro as obras realizadas na unidade. “As mudanças não aconteceram apenas na estrutura da escola. Elas estão impactando na autoestima das crianças e de toda a comunidade escolar. Estamos todos orgulhosos e com mais vontade de aprender, ensinar, e cuidar da escola”, disse ele.

O representante da empresa MT Energy, Pedro Escandelari agradeceu a parceria com a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Educação. “A Prefeitura de Cuiabá acreditou nesse projeto que começou com um curso de capacitação para 60 profissionais de vários municípios, contribuindo, portanto com o desenvolvimento do Estado. Aqui na escola, fizemos também um trabalho com os alunos, focado na sustentabilidade”.

Edvaldo Profeta, presidente do bairro Coophamil, também presente ao evento, falou sobre as ações que vem sendo realizadas em Cuiabá, pelo prefeito Emanuel Pinheiro e seu vice-prefeito Niuan Ribeiro em todas as áreas, em especial com relação à questão ambiental. “As ações que estão sendo implementadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro e sua equipe estão transformando a cidade, trazendo qualidade de vida para a população e fazendo com que Cuiabá se torne um exemplo para outras cidades e capitais”, disse ele.

O evento contou com a participação dos alunos que apresentaram um número de siriri e cururu.

Estiveram também presentes a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, o diretor de Infraestrutura, Ivan Salles, o diretor Administrativo e de Patrimônio, Márcio Daima, o diretor de Recursos Humanos, Marcos Vinicius Carvalho dos Santos, servidores da Secretaria Municipal de Educação e profissionais da unidade educacional.