Educação / HOMENAGEM

26 de Abril de 2017 11h56

Em evento marcado pela emoção, Emanuel inaugura primeiro dos 4 CMEI previsto para 2017

26/04/2017

RUAN CUNHA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da atual administração de Cuiabá foi inaugurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, nesta terça-feira (25), no bairro Residencial Francisca Loureiro Borba, na região do Osmar Cabral. Para 2017 estão previstos quatro novas unidades de um quadro de 11 CMEI a serem construídos até 2020, ao final do mandato.         

"Não vamos deixar de investir em creches e CMEI em Cuiabá. Nós queremos cuidar bem do maior patrimônio de vocês que são seus filhos. Essa é exatamente a visão de uma gestão humanizada que pensa na população, uma gestão que prometeu entregar 11 CMEI em quatro anos de mandato", lembrou o prefeito.

A nova estrutura entregue a população de pelo menos 15 bairros da região tem a capacidade de atendimento para 120 crianças com a faixa etária entre zero e cinco anos. Karine da Silva, de 29 anos, é moradora do Residencial Francisca Loureiro Borba e está entusiasmada com a obra que facilitará sua vida.

"Eu como mãe solteira com um filho de três anos vejo que esse CMEI veio bem a calhar. É tão gratificante porque eu tenho aonde deixar meu filho, pois não preciso tirá-lo daqui e levá-lo a outro lugar. Com esse CMEI me sinto gratificada. É se sentir importante como ser reconhecida porque trabalhamos e pagamos nossos impostos e hoje podemos usufruir um bem como este", disse.  

A unidade segue o padrão tipo C do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e possui o investimento financeiro da prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), de pouco mais de R$ 1,7 milhão.

 O secretário de Educação, Rafael Cotrim, novamente se impressionou com estrutura da obra. "Aqui [Residencial Francisca Loureiro Borba] é um lugar que precisa da mão do poder público e a mão chegou através desse CMEI com essa qualidade. Eu disse ontem e volto a repetir: estou impressionado com a qualidade das mobílias e dos equipamentos que estão sendo oferecidos à população", reforçou novamente Cotrim.

Homenagem

A nova unidade leva o nome do ex-vereador Júlio Pinheiro que foi homenageado durante toda cerimônia de entrega. Familiares, amigos e colegas de trabalho estiveram presentes na cerimônia de entrega para expressarem agradecimento e carinho ao político falecido em junho do ano passado.

Entre os mais emocionados com os dizeres de homenagem a Júlio Pinheiro estava o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Joaquim, um dos amigos mais próximos do ex-chefe do Legislativo municipal de Cuiabá.

"Eu queria registrar meu enorme carinho. Eu diria meu amor. Eu amava ele [Júlio Pinheiro]. Eu agradeço a homenagem. Ele merece. Faz muita falta as pessoas carentes. Faz falta para gestão pública. Faz falta para política. Ele faz muita falta", externou com dificuldade Antônio em meio a lágrimas.

A irmã do ex-vereador, Jane Pinheiro, expressou sua gratidão pela homenagem a Júlio. "Eu queria agradecer a linda homenagem ao meu irmão. É difícil falar. Mas, em nome da minha família, da minha mãe, hoje nós choramos muito em gratidão a todo reconhecimento ao meu irmão que morreu em função do trabalho que ele amava. Em nome da comunidade queria agradecer essa linda obra que leva o nome dele. Ele deve estar orgulhoso seja onde estiver", falou extremamente emocionada.

O prefeito Emanuel Pinheiro prestou dizeres ao amigo. "Eu quero saudar os familiares de um político honrado, um homem de bem, qual convivi e toda minha relação com Júlio Pinheiro sempre foi pautada na amizade e na lealdade, numa cumplicidade muito grande. Nada acontece por acaso e a passagem dele não foi em vão. Ele deixou sua marca inesquecível para família, amigos e para política da nossa capital", disse Emanuel.

Há pouco mais de 30 dias a frente da pasta, o secretário Rafael Cotrim contou que se a ocasião, em questão, fosse a última na administração da pasta de Educação estaria realizado. "Hoje é um dia muito feliz. Eu acredito muito em destino e hoje vir aqui em uma região que conheço qual necessita de serviços públicos e homenagear um amigo que eu tive. Lembro que eram horas alegres pra mim em seu gabinete em meio a conversas. Eu tinha prazer de estar lá. Essa inauguração foi uma tremenda coincidência na minha vida e mais que isso tem um significado. Quero dizer que se hoje fosse o último dia que estivesse como secretário, pra mim já teria valido a pena", revelou emocionado, Cotrim, um dos grandes amigos de Júlio Pinheiro.