/

28 de Novembro de 2013 15h00

Eleição para escolha de gestores escolares de Cuiabá será nesta sexta-feira

28/11/2013

Rosane Brandão – 3645-6578

Pelo menos 60 mil pessoas, entre alunos, pais e profissionais da educação, devem comparecer as urnas nesta sexta-feira (29) para a escolha dos novos gestores das unidades de ensino da rede municipal de educação.

As eleições gerais para escolha direta de gestores de escolas e creches vão ocorrer em 119 unidades de ensino. O processo eleitoral será para escolha de diretor escolar e de creche, coordenador pedagógico e secretário escolar.

Conforme informações gerais da Comissão Eleitoral Central, das vagas disputadas 42 são para diretores de creche; 77 para diretor de escola; 71 para o cargo de coordenador pedagógico; e 53 para secretário escolar.

Estão concorrendo nessas eleições 294 candidatos, sendo 58 para o cargo de diretor de creche; 101 para diretor de escola; 81 candidatos para o cardo de coordenador pedagógico; e 54 para secretário escolar.

As eleições ocorrem em 43 creches e 83 escolas municipais. Para tanto, serão disponibilizadas 11 urnas eletrônicas para as creches e 20 para as escolas. A eleição via urna eletrônica será apenas paras as unidades que tiverem mais de um candidato para o cargo de diretor.

O horário das eleições nas creches será das 6h30 às 18h30. Nas escolas com dois turnos de funcionamento será das 8h às 18h e nas escolas com três turnos será das 8h às 20h.

O resultado da eleição via urna eletrônica e de lona será entrega na Secretaria Municipal de Educação, pelos presidentes da Comissão Eleitoral, do Conselho Escolar Comunitário (CEC) e do Conselho de Unidade de Creche (CUC), no horário das 18h às 22h.

Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o processo eleitoral está sendo executado de forma ética e democrática. “Este é um momento muito importante para a educação do nosso município, pois contamos com a participação de toda a comunidade escolar”, disse o secretário convocando pais, alunos e educadores para comparecerem às urnas para escolha dos gestores.

“Vale ressaltar que cada vez mais o processo democrático em nossa rede precisa ser implementado; no sentido de fazermos valer a participação efetiva de todos na decisão e execução, ações necessárias ao avanço e solidificação da gestão democrática em nossas unidades, de forma respeitosa, pautada na transparência ética e responsabilidade coletiva”, a observação é da Comissão Eleitoral Central.