/

17 de Maio de 2012 09h11

Educadores discutem formas de orientar os alunos sobre álcool, drogas e DSTs

17/05/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais da rede de ensino da capital participam até a próxima sexta-feira (18-05) da formação Saúde e Prevenção Escolar, denominada “Prevenção ao álcool e outras drogas, e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”.

A qualificação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e subsidiada pelo MEC e Ministério da Saúde, com o objetivo de capacitar os docentes para atuarem como multiplicadores e sensibilizadores no processo de orientação dos estudantes.

Dividido em dois encontros de quatro horas cada, o curso acordará assuntos como sexualidade, papéis sexuais e sociais, prevenção ao álcool e drogas, gravidez na adolescência, DST, AIDS, hepatite e tuberculose.

Na avaliação do assessor pedagógico da SME, Marcos Godoi, temas como sexualidade e drogas estão presentes no cotidiano da escola e é preciso que os professores se preparem para debatê-los. “Essa é uma formação inicial e, nesse primeiro momento, refletiremos sobre os problemas e faremos apontamentos para enfrentá-los. O professor não dá conta sozinho. A responsabilidade é de todos; família, estado e escola. Para transformar essa realidade, temos que juntar forças”, observou.

Segundo a integrante da Equipe de Atenção Secundária da SMS, Bia Correa, o importante dessa formação é a sensibilização dos docentes para o trabalho com os alunos e a informação sobre os serviços de saúde oferecidos para essa clientela. “Ter informação é uma coisa. Usar é outra. Você tem que estar sensibilizado para que aplique essas informações na sua vida. Não temos uma receita para isso. Mas oferecemos subsídios na área de saúde e educação principalmente para ações preventivas”.