/

17 de Novembro de 2011 16h34

Educadores discutem ações para a melhoria do ensino em Cuiabá

17/11/2011

Giovania Duarte Teixeira - SME (65) 3645-6578


Climatização de todas as escolas do município, projetores multimídia em salas de aula e ampliação na formação dos profissionais da educação. Esses são alguns dos investimentos previstos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) que está sendo elaborado pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), para melhorar a qualidade do ensino ofertado na capital até 2014.

O PAR foi implementado em 2007, pelo Ministério de Educação (MEC), após a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), quando o governo federal condicionou o apoio técnico e financeiro aos municípios e estados à assinatura do Compromisso Todos pela Educação, com o propósito de sistematizar as demandas da educação.

Essas necessidades contemplam quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura da Rede Física.

Os sistemas municipais e estaduais que aderiram ao Compromisso devem seguir 28 diretrizes pautadas em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento dos estudantes. 

Desde a semana passada, técnicos da SME e representantes da comunidade escolar da rede de ensino da capital estão reunidos para discutir ações dentro das áreas e subáreas das dimensões consideradas para a construção do Plano.

Segundo o assessor pedagógico e coordenador PAR na secretaria, Alexandre Carneiro Leão, a primeira etapa para a elaboração das metas foi um diagnóstico realizado na rede municipal que apontou as fragilidades e os aspectos positivo do sistema. “Esse trabalho foi realizado com o direcionamento de um roteiro e tabelas fornecidos pelo MEC. A partir desse retrato, apontamos os pontos críticos que devem ser sanados nesses quatro anos”, explica.

O Ministério da Educação também oferece a ferramenta para a realização do planejamento, além de contar com auxílio online de um técnico, que monitora todas as ações discutidas e deliberadas pelo grupo.

De acordo com o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, Cuiabá está à frente de outros municípios na elaboração PAR. “Isso é proposital, pois garantimos uma visão macro sobre o plano e ampliamos a discussão com os segmentos envolvidos”.

Outras ações contempladas pelo PAR também estão a aquisição de mobiliário para as escolas, adequadas à faixa etária dos alunos, e distribuição de um tablet por estudante para utilização em sala de aula. “Todas essas estão em conformidade com Plano Municipal de Educação e o Planejamento Estratégico da secretaria”, pondera o diretor.

Fraga ainda salienta que, para que o município ou estado consiga os recursos para os investimentos, além de serem coerentes em relação ao PAR,       traduzidas pelas necessidades, é necessário a contrapartida dos municípios em ações contempladas Plano. “Estamos elaborando um planejamento com possibilidades de execução para que possamos ter uma rede melhor estruturada e equipada. Assim, a prefeitura contribui para a efetiva formação dos seus cidadãos”, conclui.