/

01 de Outubro de 2013 17h20

Educadores de escolas e creches trocam experiências em Seminário Integrador

01/10/2013

Rosane Brandão

A trajetória dos trabalhos educativos realizados em 2013 pelas creches e escolas de educação infantil da rede municipal de Cuiabá está sendo exposta na Secretaria Municipal de Educação durante Seminário Integrador. Educadores de 60 unidades escolares, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, participam do seminário, que integra o projeto Ludo Infância.

 

As apresentações foram divididas em quatro momentos, com dois dias de atividades divididos, na terça e quarta-feira (01 e 02/10), nos períodos matutino e vespertino.

Por meio de relatos orais, teatros, músicas e exposições de banners, os educadores apresentam para os colegas os projetos desenvolvidos com as crianças em suas respectivas unidades. “Isso aqui na verdade é uma reunião entre educadores. É uma oportunidade para troca de experiências e conhecer aquilo que deu certo em determinada unidade, promovendo maior proximidade entre os educadores da infância”, explica o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo.

O projeto Ludo Infância tem como ênfase a literatura infantil, partindo da perspectiva do cuidar e educar. Este ano o foco é a história do “Rabisco - um cachorro perfeito”, adaptado de um livro de Michele Iacocca.

Entre as experiências apresentadas no seminário está a da creche do bairro Jardim Umuarama II, que desenvolve o projeto “Meu Mundo Imaginário”, envolvendo 105 alunos. Conforme a direção da unidade escolar, o projeto propõe oportunizar à criança a liberdade de brincar, ser criativa, manifestar formas diferentes de pensar e agir através de situações lúdicas no espaço da creche.

Outra experiência bem sucedida é da creche Colomba Cacelia, do bairro Jardim Imperial, que desenvolve desde 2009 o projeto “Miniolimpíadas”, em comemoração ao Dia das Crianças.

Segundo a diretora da creche, Mara Márcia da Silva, o evento envolve toda a comunidade escolar. São realizadas várias atividades, como jogos e brincadeiras que visam estimular a coordenação motora, desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal e a percepção auditiva e visual da criança.

 

“Não realizamos competições, apenas atividades recreativas para oferecer à criança oportunidade de lazer e sociabilidade. No final todas as crianças recebem uma medalha, simbolizando sua participação nas olimpíadas”, explica a diretora Mara Márcia.