/

06 de Março de 2012 15h15

Educação e inclusão digital ganham ainda mais espaço no ensino municipal

06/03/2012

Tharyana Durigon - SME (65) 3645-6578


A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) promoveu, na segunda-feira (05-03), a aula inaugural do curso de “Introdução à Educação Digital (IED)” e “Ensinando e Aprendendo com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. A aula foi ministrada na sede da Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

Esta ação é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia da SME, o Centro de Formação de Professores (CEFAPRO) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), insere o ensino digital no meio pedagógico, orientando professores, coordenadores e diretores da rede pública de educação básica quanto ao uso da informática na educação.

Os educadores foram recebidos pelo diretor geral de Gestão Educacional, Gilberto Fraga de Melo, pela diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, pela coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Elizany Rosa; pelo coordenador estadual do Proinfo Integrado da UNDIME, Lairton José Ferst, e pelo coordenador estadual do Proinfo da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Edevamilton de Oliveira.

A SME, que está implementando o programa “Um Computador por Aluno (UCA)” na rede municipal de ensino, deve inovar o processo da inclusão digital no ano de 2012, fornecendo aos alunos, no lugar dos notebooks, “tablets”.

Cada aparelho custa, em média, 460 reais (valor licitado pelo FNDE), e a prefeitura de Cuiabá deverá investir 3.5 milhões para levar um ensino moderno aos estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo previsto para este ano é fazer com que 17 escolas sejam contempladas com o programa, atingindo um total de 8.150 mil alunos.

No entanto, para que o uso pedagógico dessa ferramenta seja positivo, é preciso capacitar os profissionais da educação quanto ao mundo virtual, que está cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes, proporcionando o uso adequado da tecnologia digital em prol do aprendizado.

O IED é um curso de informática básica no sistema operacional Linux, com carga horária de 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 a distância, e será ministrado em nove unidades de ensino da rede municipal de ensino, atendendo 1.520 mil profissionais.

Já TIC tem carga horária de 100 horas. Desse total, 64 são a distância e 36 presenciais. A qualificação também prevê a elaboração de um projeto que integrará as tecnologias de educação existentes nas escolas, para ser desenvolvido junto com os alunos, e envolverá 320 profissionais.

O diretor geral de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, destacou na aula inaugural a importância de professores, educadores e coordenadores se inserirem nesta nova forma de ensinar. “A sociedade exige um conjunto de informações que está no mundo virtual. Nós, professores, devemos assimilar este mundo virtual. A SME, as escolas e os professores não podem ficar alheios à contemporaneidade.”

 

O que é  “tablet”?

 

“Tablet” é um dispositivo pessoal que exerce basicamente as mesmas funções de um notebook no que diz respeito ao acesso a internet, como visualização de fotos e vídeos, leituras de livros, notícias, entre tantas outras possibilidades. A diferença é que o “tablet” tem uma capacidade menor de armazenamento de dados, é mais moderno, leve, compacto, apresentando tela sensível ao toque – conhecida também como touchscreen – deixando de lado o uso de teclado e mouse, como nos computadores comuns.