/

06 de Dezembro de 2013 11h36

Educação Básica é tema de discussão no 8° Fórum Extraordinário da Undime/MT

06/12/2013

Rosane Brandão

“Construindo Redes em um Sistema Articulado de Educação”, este é o tema do 8° Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT), que está sendo realizado em Cuiabá.

Durante dois dias, quinta (05) e sexta-feira (06) secretários municipais de Mato Grosso, assessores e coordenadores do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estarão reunidos para debater assuntos pertinentes à educação básica no Estado.

Durante a solenidade de abertura do evento, o secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, que também é vice-presidente da Undime/MT, destacou a importância do papel dos gestores para uma educação de qualidade.

“Se o gestor que se propôs a assumir esse posto não tiver otimismos e perseverança é melhor deixar o cargo”, observou Gilberto Figueiredo.

O secretário também citou alguns pontos positivos de sua gestão na Secretaria nesse primeiro ano. Conforme o secretário, apesar de ter assumido a Secretaria com uma dívida de R$ 15 milhões, dentro de seis meses o débito já havia sido quitado.

Entre as ações positivas realizadas neste primeiro ano, segundo o secretário, estão as mil licenças-prêmio concedidas e o reajuste salarial de 14,77% para os profissionais da educação. “Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente, mas já podemos comemorar muita coisa”.

O evento foi aberto com a palestra “Políticas Públicas para a Educação em Regime de Colaboração e Cooperação com os Municípios”, proferida pela secretária de estado de Educação, Rosa Neide Almeida.

Também palestraram no primeiro dia de Fórum a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges Araújo, cujo tema da palestra foi o “Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Ensino”.

Outros temas também foram debatidos como a Educação no Trânsito; Sistema Nacional de Educação e Pacto Federativo; Educação no Campo; Pró-Gestão Online e Pró-Funcionário; Políticas do Governo Federal e os Planos de Ação Articuladas; Cooperação Técnica e Cedência de Servidores; Transporte Escolar.

Também participaram da abertura do evento a presidente da Undime/MT, Fátima Rezende; o coordenador de transporte escolar do FNDE, José Maria de Souza o presidente honorário da Undime, Sirineu Moleta; a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Almeida; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Agnaldo Garrido; a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Regina Lúcia Araújo; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Artur Nogueira; e o.

A programação do Fórum Extraordinário continua nesta sexta-feira (06) com várias outras palestras, entre elas a “Perspectiva do Plano Nacional de Educação e Elaboração do Plano Municipal de Educação e a Conae”; Pré Sal e os Royalties; e Piso salarial, proferidas pelo professor Carlos Augusto Abicalil.