/

21 de Maio de 2012 15h28

Duas escolas municipais de Cuiabá recebem "II Prêmio Detran de Educação para o Trânsito"

21/05/2012

Tharyana Durigon - (65) 3645-6578


Duas escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá foram premiadas, na manhã desta segunda-feira (21-05), pela participação no “II Prêmio Detran-MT de Educação para o Trânsito”, na Associação dos Magistrados Mato-Grossenses (AMAM).
 

É o segundo ano em que o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promove esta ação, que tem como finalidade incentivar a educação e conscientização no trânsito, envolvendo todas as escolas do estado, sendo convidadas a participar do concurso as unidades de ensino municipais, estaduais e particulares. 

Na ocasião, foram premiadas as seguintes categorias: Profissionais da Comunicação; Aluno – elencando a subcategoria Alunos da Educação Infantil; Alunos do 1º ao 3º ano; Alunos do 4º ao 6º ano; Alunos do 7º ao 9º ano; Alunos do Ensino Médio; e Alunos da Educação Especial – categoria Professor, dividida nas seguintes subcategorias: Projetos Pedagógicos voltados para a Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio; categoria Instituições/ Empresas; e Cidadania. 

Na categoria Aluno (subcategoria Alunos do 4º ao 6º ano) a estudante Merylin Greicy dos Santos Moreira, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Guilhermina de Figueiredo, ganhou troféu e certificado pelo terceiro lugar com o poema “Fique Ligado!”, o qual se refere à necessidade de os cidadãos estarem atentos às sinalizações. “Eu gosto de ler e de escrever, e o meu texto fala da importância dos sinais para as pessoas não sofrerem acidentes”, conta Merylin. 

Os pais da garota, Cristiane dos Santos Rodrigues, e Edilson Dias Nunes Moreira - orgulhosos pela conquista da filha – destacam que quanto antes se iniciam os ensinamentos sobre este assunto, a comunidade em geral só tem a ganhar. “É importante esse trabalho porque as crianças já crescem com a cabeça diferente, conhecendo as leis de trânsito”, observa o pai. 

Já a professora Gilsa Araújo dos Santos, que acompanhou a produção de Merylin, se sente feliz pela conquista da aluna. “É motivo de orgulho e muita satisfação. Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Essa vitória mostra que nossos alunos têm capacidade de se destacar, fazendo aquilo que sabem, e isso nos deixa muito contentes”. 

A outra unidade de ensino premiada é a EMEB Maria da Glória,          que se destacou na categoria Professor (subcategoria Projetos Pedagógicos voltados para a Educação Infantil), pois o segundo lugar foi da professora Andréa Galvão Araújo, que desenvolveu com as crianças, uma espécie de livro gigante, contendo trabalhos produzidos por elas mesmas. 

“Nós sempre trabalhamos na escola a educação para o trânsito, as questões relacionadas à sinalização, quais cuidados as crianças devem ter ao andarem na rua. A partir daí elas confeccionaram um livro gigante, apresentando situações do dia-a-dia. Trabalhar isso na Educação Infantil é uma forma de passar para a família e para a comunidade, através das crianças, as leis de trânsito, porque elas cobram dos pais o uso do cinto, por exemplo, e o respeito à sinalização”. Vale ressaltar que na primeira edição do concurso, outra professora da mesma unidade foi premiada, ficando com primeira colocação. 

Esta iniciativa do Detran-MT será aderida em mais cinco estados: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Alagoas e Ceará. “Mato Grosso tem uma equipe que, apesar de pequena, é trabalhadora. E estes cinco estados que vieram a Mato Grosso viram o nosso trabalho e querem fazê-lo também nas suas cidades. E eles querem, porque isso faz com que a sociedade toda se envolva nas questões do trânsito. Faz com que as pessoas passem a olhar o trânsito como uma realidade possível de ser mudada”, pontua o presidente do Detran-MT, Teodoro Moreira Lopes. 

Entre as autoridades presentes, estava, ainda, o deputado Estadual Emanuel Pinheiro; o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MT, Luis Carlos Guimarães Antunes; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal  (PRF), Alessandro Barbosa Dorileo; e o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Dércio Santos.