Educação /

11 de Outubro de 2012 14h44

Dia do Professor: melhorias na rede de ensino de Cuiabá revelam a importância da valorização deste profissional

11/10/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578

Na próxima segunda-feira (15/10), é comemorado o Dia do Professor, e a Secretaria Municipal de Educação (SME) destaca algumas ações que valorizam e dão suporte ao trabalho destes importantes profissionais.

Garantir a qualidade da educação é se preocupar e estar atento a todos os fatores imprescindíveis para que isso ocorra, de fato. Pensando nisso, a SME promove encontros de formação continuada para os profissionais da rede de ensino de Cuiabá, para que possam melhorar e atualizar os seus conhecimentos e, dessa forma, aprimorar a didática aplicada no meio pedagógico.

Em 2007, a SME implementou o programa “Revitalizando a Formação”, com o objetivo de fortalecer o processo pedagógico e de gestão das unidades de ensino, proporcionando  desenvolvimento profissional aos docentes das diferentes etapas e modalidades da educação básica, gestores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs), Técnicos de Nutrição Escolar (TNEs) e Técnicos em Manutenção e Infraestrutura Escolar (TMIEs), além dos membros dos conselhos de escolas e creches, e assessores pedagógicos.

A Coordenadoria de Formação é o setor responsável pela gestão da execução destes projetos e propostas, em parceria com as Coordenadorias de Organização Curricular, Gestão e Legislação, e de Programas e Projetos, que fazem parte da Diretoria de Ensino da SME. Um dos focos principais da Formação é o investimento em pessoal por meio da qualificação e valorização dos profissionais. Ou seja, elaborar projetos de formação continuada que vêm, por meio de estratégias, somar e melhorar a oferta do ensino na rede.

Além disso, a estrutura física das unidades de ensino de Cuiabá está recebendo atenção para que os profissionais possam ter um ambiente de trabalho confortável; pois, uma educação de qualidade é resultado de um conjunto de iniciativas que trazem ganhos positivos a esta classe trabalhista, que ao se sentir valorizada, consegue ensinar e contribuir muito mais à formação de seus alunos.

Na rede de ensino municipal, todos os professores são graduados, e de acordo com a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, todo ano uma média de 15 docentes são afastados para que possam se ausentar da sala de aula e fazerem mestrado ou doutorado. “Nós liberamos os nossos professores para que eles possam continuar estudando e enriquecerem seus currículos. É muito importante darmos esse incentivo e este apoio para que eles continuem recebendo seu salário, enquanto buscam melhorar seu perfil profissional”.

Hoje, os professores da rede de ensino de Cuiabá recebem o segundo melhor salário pago nas capitais do Brasil pela rede pública, de acordo com pesquisa realizada pelo portal de notícias Terra. Os docentes em início de carreira, com Licenciatura Plena e 40 horas semanais, já recebem um piso salarial de R$ 2.863,25.

Nos últimos seis anos, os professores tiveram, ainda, entre recomposição salarial e reajuste, um acréscimo nos vencimentos de aproximadamente 150%.

Além destas estas ações, em 2010 foi realizado um concurso público que disponibilizou 1.278 vagas para professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs), merendeiras, vigilantes, entre outras áreas de atuação dentro da Educação. Todas as vagas do concurso foram preenchidas, e os classificados já estão nomeados, somando forças à educação da capital. Dessa forma, diminui-se o número de contratados e melhora a estabilidade do servidor público.

Para o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, o Dia do Professor deve ser muito mais que uma simples data comemorativa. “As pessoas precisam entender e respeitar a dedicação e responsabilidade de todos os professores. Eu parabenizo, desde já, estes profissionais, e também agradeço por todo o empenho destinado à formação de qualidade dos alunos da rede de ensino de Cuiabá”.