Educação /

09 de Abril de 2012 10h46

Desfile cívico-militar homenageia aniversário da capital

09/04/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578

 

Nem mesmo a chuva que caiu ontem (08-04) no final da tarde impediu que a população prestigiasse o desfile cívico-militar em comemoração aos 293 anos da capital.

O evento foi realizado no bairro CPA II e contou com a participação do Exército Nacional, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escolas estaduais, além de grupos sociais e culturais

Outra atração foram as fanfarras de sete escolas da rede municipal de ensino, que mostraram entusiasmo, disciplina e beleza na execução de canções típicas cuiabanas.

As bandas são uma das ações do Programa Escola de Tempo Integral, implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o MEC, em 62 escolas da e que oportuniza o acesso dos alunos a atividades educativas, culturais e esportivas, no período inverso em que estudam, possibilitando ao aluno uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia por dia.

Também desfilaram pelotões de servidores da prefeitura, como Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Limpeza, além da frota de caminhões e equipamentos que prestam serviços à sociedade.

Durante a solenidade, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, afirmou que a expectativa para os 300 anos da capital é de otimismo, esperança e muito trabalho. “Temos muito a fazer, mas também temos muito a comemorar”.

Segundo o chefe do executivo municipal, diversas obras estão sendo executadas na cidade, como a pavimentação de 43 bairros e o recapeamento de 24 km de vias urbanas. Outra ação da prefeitura é a reforma de 201 unidades das áreas de saúde, educação e assistência social, das 350 existentes. “Nunca houve uma intervenção desse porte na estrutura física do município. Temos muito a comemorar, mesmo com atitudes nem sempre compreendidas, mas necessárias à população”.

Também presente a evento, a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, destacou as ações da atual administração no setor, como o acesso, sucesso e permanência de todas as crianças na escola. “Estamos também ampliando a rede física com a construção de 11 Centros de Educação Infantil e duas creches. A projeção é que até 2014 tenhamos 14 Centros disponíveis para atender 224 crianças cada um”.

A secretária ainda lembrou da valorização dos profissionais da educação do município, que possuem políticas salariais e de formação. “A qualificação dos trabalhadores do ensino não é voltada apenas para os docentes. Todos os servidores passam por formação específica para sua área de atuação. São iniciativas como essa que promovem uma educação de qualidade no município”.

A professora Marly Ester da Silva Cardoso, 38 anos, prestigiou o desfile ao lado da sobrinha e afirmou que, apesar das dificuldades, a capital de Mato Grosso tem crescido e oferecido mais oportunidades aos que aqui residem. “Fico feliz em poder comemorar mais um ano da nossa cidade, pois sou cuiabana e, pra mim, é um privilégio sentar com meus pais, meus parentes e conversar sobre nossa história”

O respeito à cidade, o civismo e a cidadania é, segundo a jornalista Lucimara Oliveira, 32 anos, a motivação para que ela participe todos os anos das comemorações a Cuiabá. “Moro em Nova Mutum, mas faço questão de vir prestigiar a capital e ver meu filho desfilar”.

Também participaram do evento o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General João Batista Carvalho Bernardes, o Comandante do 44º BIMTZ,  o Tenente Toronel Mário Marszalek, o Comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Marcos Roberto Weber Hübner, o Capitão Corveta da Marinha do Brasil, Sérgio de Brito Silva, o secretário de Governo, Silvio Fidélis, o secretário de Comunicação de Cuiabá, Carlos Brito, o secretário municipal de Cultura, Luiz Poção, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico,  Dilemário Alencar, o diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Gilberto Fraga de Melo e a diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral.