Educação /

28 de Agosto de 2013 14h50

Deputadas Mirins de Cuiabá apresentam projetos de lei na Assembleia Legislativa

28/08/2013

Rosane Brandão

As duas alunas da rede municipal de ensino, que representam Cuiabá na 5ª legislatura do Projeto Parlamento Mirim, participaram nesta terça-feira (27) da primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Após a eleição da Mesa Diretora, as alunas Vitória Beatriz Ribeiro e Maria Beatriz Macedo de Barros, ambas com 13 anos de idade, apresentaram seus primeiros projetos de lei, que foram aprovados por unanimidade pelos demais deputados mirins.

 

Vitória Beatriz e Maria Beatriz, alunas do 8° e 7° ano do ensino fundamental das escolas Ulisses Silveira Guimarães, bairro Ouro Fino, e Lenine de Campos Póvoas, bairro Jardim União, dividem o posto de deputadas mirins com outros 22 estudantes da rede pública e particular de Mato Grosso.

Os 24 deputados mirins tomaram posse na noite de segunda-feira (26) em sessão especial realizada no Plenário das Deliberações Renê Barbour da Assembleia Legislativa.

A aluna Vitória Beatriz apresentou projeto voltado para a cultura. Ela defende a construção de um espaço cultural nas unidades de ensino para que os alunos possam desenvolver atividades que valorizem a cultura regional. “Esses espaços vão servir de incentivo para que os jovens e adolescentes possam revelar seus talentos”.

A educação foi o tema do projeto de lei da estudante Maria Beatriz, que prioriza a qualidade do ensino e a qualificação profissional para alunos carentes. “É preciso dar oportunidade e preparar os jovens para entrarem no mercado de trabalho, garantindo um futuro melhor a eles”.

A sessão ordinária para escolha da Mesa Diretora e apresentação dos projetos foi acompanhada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco. A eleição ocorreu por meio de voto secreto.

As duas alunas da rede municipal de Cuiabá concorreram com mais 90 estudantes de Mato Grosso que também inscreveram seus projetos. Dos 90 concorrentes apenas 24 foram selecionados. Eles representam municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Dom Aquino.

O mandato dos deputados mirins eleitos é de um ano. Entre as atividades programadas para eles está uma viagem a Brasília para conhecerem a Câmara dos Deputados, o Senado e a Esplanada dos Ministérios.