/

05 de Julho de 2012 16h42

Curso sobre educação inclusiva encerra amanhã e deixa participantes satisfeitos

05/07/2012

Tharyana Durigon - (65) 3645-6578


A educação inclusiva é um dos assuntos que está em constante debate entre os gestores e educadores da rede municipal de ensino de Cuiabá. Pela sétima vez, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e em parceria com o MEC, realiza o Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no hotel Mato Grosso Palace.
 

Durante esta semana, 44 municípios de Mato Grosso foram convidados a participar deste encontro, que promove oficinas, palestras, debates, além de possibilitar a troca de experiências e conhecimentos entre aqueles que atuam na área educacional. 

De todas as cidades convidadas, 38 compareceram a fim de conhecer novos métodos de desenvolvimento de atividades com os alunos portadores de deficiência. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde- MT, Dalvina Kirchesch, acredita que estas iniciativas contribuem para a melhora do que já é desenvolvido nas escolas. “Estes cursos são bons porque cada aluno é único, a dificuldade de um não é a mesma do outro. Então, é bom estarmos em constante aprendizado e conhecer outras realidades para atendermos melhor as nossas crianças. E conhecendo a realidade de outras escolas, de outras cidades, isso se torna mais fácil”. 

O direito à educação já faz parte da Constituição Federal desde 1988. Dessa forma, é dever do Estado garantir educação e ensino de qualidade a todos os brasileiros, sem exceções.  No entanto, vale ressaltar que, de acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, cabe à família e à sociedade em geral promover e colaborar para que a educação inclusiva aconteça, de fato. Diante dessas informações torna-se ainda maior a valorização de cursos e seminários voltados ao tema. 

O Secretário Municipal de Educação de Denise- MT, Edvaldo Carnaúba, que também esta participando desta semana de aprendizado, explica que na sua cidade este processo ainda é recente, mas que mesmo sem contar com uma estrutura específica para o Atendimento Educacional Especializado, os cinco alunos que necessitam dessa atenção recebem o acompanhamento de monitoras. “Todos os anos Denise participa destes cursos, pois a inclusão é uma realidade que deve ser levada a sério. Nós temos professores especializados, que atendem esses alunos, respeitando e trabalhando em cima de suas diferenças”. 

Nestes cinco dias de curso, os participantes têm a oportunidade de debaterem sobre situações coletivas e isoladas, como por exemplo “O Atendimento Educacional Especializado do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento”, que teve como conferencista a professora mestranda Tatiana Malheiros Assumpção. Outro tema, apresentado pela professora especialista Luciane Dias Campos, diz respeito aos “Fundamentos Legais e Pedagógicos para organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado”, entre outros. 

Há um leque de especificidades existentes na educação inclusiva, e este trabalho de reunir vários profissionais em um único ambiente incentiva e melhora a prática nas escolas. “Eu estou encantada com esta Formação. Os profissionais que aqui estão são extremamente capacitados e seguros. O que eu mais achei de interessante e importante é que os palestrantes não estão trazendo só teoria, mas estão nos mostrando como funciona na prática, e isso faz toda a diferença para nós, que somos professores”, destaca a Secretária Municipal de Educação de Nova Marilândia, Maria de Lurdes Dalfior, que há 27 anos trabalha como professora e, mesmo no atual cargo, se diz apaixonada pelo o que faz e não abandona a sala de aula. 

Hoje e amanhã o cronograma de atividades conta com conferências e oficinas da professora mestranda Maria Rejane de Araruna. O curso termina nesta sexta-feira (06-07), às 18h00.