/

07 de Outubro de 2011 13h16

Cuiabá terá onze novos centros de educação infantil em 2012

07/10/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo assinou, nesta sexta-feira (07/10), a ordem de serviço para o início da construção de sete centros de educação infantil, que irão atender 1.568 crianças. Com investimentos superiores a R$ 8 milhões, as novas unidades oferecerão vagas da creche à pré-escola, de zero a cinco anos. Os sete centros beneficiarão os bairros Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

A solenidade de assinatura foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, durante apresentações culturais das crianças que já são atendidas nas creches municipais, no programa denominado “Ludo Infância”. Dezenas de educadores e diretores de escolas participaram da solenidade.

Os novos centros serão construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Francisco Galindo informou que já na segunda-feira, dia 10 de outubro, as obras terão início. “A previsão é sejam concluídos em agosto de 2012, podendo entrar em funcionamento no segundo semestre do próximo ano”, informou o prefeito.

Com os sete novos centros, quatro que já estão em construção, e mais três que ainda serão lançados, totalizarão 14 novos centros até o final do ano que vem. Com isso, Cuiabá irá universalizar o atendimento às crianças com idade de zero a cinco anos. “Vamos atingir a meta estipulada pelo Governo Federal dois anos antes do tempo determinado”, ressaltou Galindo.

A valorização da educação na gestão municipal de Cuiabá foi destaque na solenidade. “Nós, que atuamos nas escolas e os pais das crianças, entendemos o que representa este investimento. É muito duro quando temos que dizer para um pai que não há vaga para o filho. Mas isto está mudando. A educação tem sido prioridade nesta gestão”, discursou em nome de todos os diretores de escolas, a professora Rose Maria de Almeida, diretora da creche Maria Josefa da Silva Parente (bairro Bela Vista).

“Cuidar da educação infantil é a ação mais importante de um prefeito. Um olhar de amor e carinho para as crianças, com atendimento diário, alimentação de qualidade e cuidados com os diretores e educadores. Isto está acontecendo em Cuiabá”, declarou a presidente do Sintep Cuiabá (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), Helena Bortolo.

Bortolo destacou que este ano está sendo de vitórias para os profissionais da educação da capital. “Quanto temos reivindicações e criticas, criticamos, mas quando a administração merece elogios, nós também reconhecemos. Este ano foi de vitórias para os profissionais de Cuiabá. Tivemos um aumento real no salário, e isto é muito significativo. A partir dos direitos garantidos, os profissionais têm que manter o compromisso de cumprir seu dever com qualidade. Nossa tarefa é cobrar qualidade de todos, dos gestores e dos profissionais”, disse a presidente do Sintep.

Francisco Galindo disse que o investimento em educação também é mérito de gestões anteriores, e que a educação continuará sendo a prioridade número um de sua gestão. O prefeito agradeceu a parceria com o Governo Federal na construção das unidades escolares.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou que já está autorizada a aquisição de equipamentos e insumos necessários para as creches municipais que já estão em funcionamento. Serão adquiridos, entre outros, geladeiras, fogões, pratos e talheres, totalizando 42 itens. Um investimento avaliado em R$ 500 mil.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho, disse que os profissionais que irão trabalhar nas novas unidades serão egressos do concurso público municipal realizado em 2009. “O prazo do concurso termina no final deste ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Cada unidade demanda entre 25 a 30 profissionais de todas as áreas. Vamos contratar aproximadamente 300 profissionais para atuar nas novas unidades”.

Novos Centros

As unidades seguem um projeto-padrão, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância. Cada centro de educação infantil tem capacidade em dois turnos, de atender 224 crianças divididas no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até três anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

As edificações seguem projeto-padrão e oferecerão toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso.

O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos centros de educação infantil.

Centros em construção

Além dos sete novos centros de educação infantil, a prefeitura de Cuiabá está finalizando outras quatro unidades, sendo que a primeira, no Bairro Jardim Liberdade, Região Sul de Cuiabá, será inaugurada ainda neste semestre. Os outros três bairros beneficiados são Jardim Passaredo, Pedra 90 e Paiaguás. No total, as quatro unidades terão capacidade para atender as 896 crianças.