/

11 de Junho de 2013 16h03

Cuiabá se prepara para a Conferência Municipal de Educação

11/06/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Qualidade da Educação; Valorização dos Profissionais; Educação e Diversidade. Estes são alguns dos sete eixos temáticos que serão debatidos na Conferência Municipal de Educação, que ocorre no próximo sábado (15) em Cuiabá, no hotel Fazenda Mato Grosso.

 

O evento vai reunir representantes do Ensino Superior Público e Privado; do Ensino Profissional e Tecnológico; dos estudantes e pais; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinep), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae); Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

 

Todos vão debater, de forma democrática e participativa, propostas para um sistema educacional de qualidade, que serão levadas à Conferência Nacional de Educação – Conae 2014.

 

A etapa municipal é uma preparatória para a Conae 2014, a ser realizada de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília.

 

A Conferência Municipal está sendo organizada pelo Fórum Municipal de Educação, constituído por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Cuiabá.

 

Para a preparação da etapa em Cuiabá foram realizadas várias reuniões com representantes do Fórum e desenvolvidas diversas ações, entre elas a formação com equipes gestoras e a conferência livre nas unidades de ensino, que contou com a participação de toda a comunidade escolar.

 

A etapa municipal precede a intermunicipal, a ser realizada nos dias 7 e 8 de julho, e a estadual, que ocorre de 16 a 19 de setembro. As discussões das etapas municipal, intermunicipal e estadual serão levadas para a nacional.

 

O tema da Conae 2014 é “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Eixos Temáticos

I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.

II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.

III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente.

IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.

VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.