/

16 de Junho de 2013 14h15

Cuiabá realiza Conferência Municipal de Educação

16/06/2013

Rosane Brandão

“Estamos reunidos hoje para discutir um dos assuntos mais relevantes do nosso país, que é a educação. A partir dessas discussões espera-se uma grande revolução nesse setor”. Foi com essas palavras que o secretário e  presidente do Fórum Municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, declarou aberta a Conferência Municipal de Educação.

O evento foi realizado ontem, durante todo o dia, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e reuniu representantes de vários segmentos educacionais de Cuiabá, entre eles profissionais da educação e estudantes, tanto da rede pública como privada.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que destacou a importância da participação coletiva na construção da política nacional de educação. "A valorização e a remuneração dos profissionais são temas importantes a serem discutidos, mas para conseguirmos o avanço na educação do nosso país é preciso discutir também vários outros eixos", disse o prefeito.

Mauro Mendes lembrou que boa parte dos países desenvolvidos conseguiu chegar a esse posto investindo e priorizando a educação. "Todos fizeram investimentos maciços no setor e valorizando seu povo”.

O prefeito destacou ainda que Cuiabá também investe na valorização do profissional de educação, como exemplo ele citou o reajuste salarial concedido este ano e as 500 licenças-prêmios concedidas aos servidores da rede municipal de ensino. O benefício é concedido a cada cinco anos de serviços prestados e pelo menos 2,5 mil funcionários da educação estavam aguardando para usufruí-las.

A valorização dos profissionais, assim como a remuneração, carreira e condições de Trabalho, faz parte do documento-referência da Conferência Municipal de Educação e foi um dos sete eixos discutidos pelos participantes.  

As discussões da Conferência Municipal de Educação vão nortear a etapa nacional, que ocorre em fevereiro de 2014 em Brasília. Mas antes eles se reúnem nas etapas intermunicipal e estadual, quando também fazem proposta para serem acrescentadas no documento-referência do Plano Nacional de Educação.

A abertura do evento também contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, vereadores e secretários de Cuiabá.